Uma determinação legal realizada pelo juiz Marcelo Montalvão, do Estado de Sergipe, bloqueou o Whatsapp no Brasil por 72 horas, na última segunda-feira (2).
Uma situação semelhante já havia ocorrido em dezembro do ano passado, quando o aplicativo foi bloqueado por 48 horas pelo Governo Federal, a fim de obter informações confidenciais. Na ocasião uma liminar foi concedida a empresa e o aplicativo esteve suspenso por poucas horas.
De acordo com o Tribunal Federal de Sergipe, a intervenção do uso do Whatsapp se deve ao descumprimento de ordens federais, o mesmo motivo que levou a detenção do representante executivo do Facebook na América-Latina no mês de março.
Entenda a situação: No dia 1º de Março desse ano, o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, foi detido no aeroporto de Guarulhos, na região da Grande São Paulo. Segundo o Tribunal Federal, a empresa se recusou a fornecer dados importantes para investigação de tráfico de drogas e pedofilia, realizado no Estado de Sergipe. O executivo só foi liberado após a concessão de um habeas corpus.
Segundo a empresa, o Facebook não possui vínculos com o Whatsapp, o que impossibilita o fornecimento de dados para investigações. Além disso, a companhia alega que é impossível fornecer dados de mensagens dos usuários, já que todas as mensagens são criptografadas e excluídas após o recebimento.
Todas as operadoras de telefonia móvel cumpriram a determinação do órgão federal, já que ao descumprir o regulamento uma multa de 500 mil reais por dia seria aplicada.
Infelizmente, com o corte das atividades do Whatsapp, aproximadamente cem milhões de usuários tiveram que recorrer a outros métodos de comunicação, como o Telegram, Facebook, Viber, entre outros.
Poucos minutos após a queda do serviço, os hackers do grupo Anonymous impediram o acesso à página do Tribunal Federal de Sergipe. Logo após, outro grupo associado ao grupo Anonymous anunciou a queda do site do Governo do Estado de Sergipe. Atualmente, ambos os sites se encontram em perfeito funcionamento.
Em nota oficial, a equipe gestora do Whatsapp alega estar decepcionada com a ação jurídica do país e instrui seus usuários a utilizar o Facebook como modo de comunicação.
A conexão com o aplicativo foi reestabelecida no dia 03 de maio, terça-feira, após o aplicativo conseguir uma liminar a seu favor.
Por Wendel George Peripato
O Motorola Razr 40 combina um design elegante com tecnologia de ponta, tornando-o um dos smartphones mais desejáveis de sua… Leia Mais
Não existe desespero maior do que estar fora de casa, precisar muito utilizar o celular, e descobrir que ele está… Leia Mais
Exageros no uso do celular podem causar vício e consequências ruins para o organismo. Entenda mais e confira 6 dicas… Leia Mais
A chinesa Xiaomi fechou o ano de 2022 na terceira posição entre as marcas que mais venderam smartphones ao redor… Leia Mais
Novo lançamento da Samsung está previsto para fevereiro de 2023. Confira as informações que já foram vazadas. O lançamento do… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies