O volume de vendas de smartphones no Brasil dobrou em 2011, sendo que o mercado de telecomunicações como um todo teve crescimento de mais de 13% entre os anos de 2010 e 2011.
Ainda de acordo com a pesquisa a principal influenciadora para esse resultado foi a retração de preços nesses aparelhos de cerca de 21%. Os dados fazem parte de um estudo feito pela empresa Gfk Consumer Choices.
Atualmente os smartphones correspondem a 34% do mercado total de 2011, sendo que em 2010 o percentual apresentado foi de 23%. Esses números mostram uma tendência de substituição dos celulares considerados tradicionais.
Para o gerente de negócios da Gfk, Cláudio Bindo, o nível de penetração dos smartphones entre os usuários de telefonia móvel é muito alto, somente em 2011 cerca de 70 novos aparelhos foram lançados no Brasil, e desses, 43 usavam o sistema operacional Android do Google.
Bino também ressaltou o preço como um grande influenciador na compra e venda dos smartphones. Para ele o preço médio oferecido para o consumidor teve uma melhora considerável com a penetração desses novos modelos, pois hoje em dia existem smartphones com diversas linhas de preços.
Os modelos mais sofisticados custam acima de R$ 1.000, porém os produtos mais baratos, na faixa dos R$ 400, foram os responsáveis por trazer novos usuários para o segmento dos smartphones.
Por Joyce Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?