Desde 2011 uma briga entre dois sistemas operacionais para smartphones é travada. De um lado o IOS da Apple, plataforma fechada e exclusiva para a linha de aparelhos iPhone. Do outro lado do ringue, o Android da Google, utilizada por grande parte das empresas produtoras de celular, como a Motorola e a Samsung. Contudo, em 2013, mais um sistema operacional está pronto para entrar na briga. Engana-se quem acha que este é o Windows Phone.
A gigante Canonical, desenvolvedora responsável pelo Ubuntu, anunciou recentemente que além de enfrentar os gigantes da web em computadores, lançará seu mais novo produto destinado aos smartphones.
Segundo o periódico The New York Times, o anúncio provocou alta nas ações da Canonical e preocupação entre os administradores da Google. A especulação gira em torno da recente queda nas vendas de smartphones com Android, mas que ainda dominam o mercado de telefonia móvel.
A preocupação tem fundamento. O Ubuntu ganhou fama na internet por ser um sistema operacional completamente aberto aos desenvolvedores. Ou seja, qualquer pessoa com o mínimo de entendimento em programação pode fazer alterações significativas em suas funções, criando assim mais métodos de inovação e participação entre usuário e aparelho. Mesmo com essa facilidade, o sistema é seguro e sem problemas significativos com Malwares.
Apesar do anúncio, a Canonical não revelou maiores características e funções de seu sistema, mas já anunciou a data de lançamento: o celular deve chegar às prateleiras, para o consumidor final, no primeiro semestre de 2014.
Por Diego Piovesan
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?