Uma das maiores fabricantes de dispositivos móveis do mundo, a Samsung, apresentou no último dia 30 de outubro seu balanço financeiro trimestral e, como já estava sendo especulado e esperado, o resultado não foi nada positivo para a empresa.
De acordo com as informações divulgadas pela corporação sul-coreana, o lucro líquido obtido no terceiro trimestre de 2014, foi 49% menor que o apresentado no mesmo período do ano passado. Neste ano, o lucro líquido da Samsung chegou aos US$ 4 bilhões de dólares (4,2 trilhões de wons).
Essa foi a segunda queda consecutiva registrada no faturamento da empresa. No segundo trimestre, também houve uma queda de 20% nos ganhos da companhia, em relação ao ano de 2013.
A empresa atribuiu este resultado negativo a uma concorrência maior dentro do mercado de aparelhos móveis, onde não só empresas como a Apple, LG e Motorola vêm aumentando sua participação neste segmento, mas também as companhias chinesas, como as Huawei e Xiaomi, que fabricam celulares com um custo menor e que hoje vêm tomando o lugar em número de vendas que antes era ocupado pela Samsung.
Dentro da seção de aparelhos móveis, a queda anual dos lucros da empresa chega aos 79% em relação ao ano de 2013. O faturamento que a companhia obteve neste terceiro trimestre pode ser comparado aos rendimentos do segundo trimestre do ano de 2011.
Para recuperar o mercado perdido, principalmente de aparelhos de médio e baixo custo, a Samsung já estuda reformular sua linha de celulares e smartphones para enfrentar seus concorrentes chineses. Segundo executivos da empresa, essa reformulação irá atingir tanto a questão da qualidade dos seus produtos, quanto à questão dos preços, que poderão ser mais acessíveis ao consumidor.
O vice-presidente sênior da Samsung, Kim Hyun-joon, mencionou em uma teleconferência com analistas que o segmento de celulares e smartphones de médio a baixo custo vêm crescendo muito rapidamente e que a gigante sul-coreana irá trabalhar ativamente para lucrar junto com este aumento.
Por André F.C.
Foto: divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?