Um dos assuntos que mais gera polêmica no universo da tecnologia é a briga de patentes que acontece frequentemente ente grandes empresas. O assunto controverso gera opiniões bastante dispersas: muitos acham que as empresas estão inteiramente corretas ao proteger suas invenções, em contrapartida, muitos acreditam que esse tipo de medida pode prejudicar o avanço da tecnologia de forma indireta.
Um episódio que ocorreu esta semana e, como já era de se esperar, gerou caminhões de comentários favoráveis e contrários, foi que a King, empresa responsável pelo desenvolvimento do famoso jogo para celulares Candy Crush Saga, conseguiu a aprovação para manter o nome “Candy” como sua propriedade privada.
Há pouco tempo atrás, a empresa já havia feito o registro da palavra “Saga” como sua propriedade. A palavra está presente em boa parte dos jogos da King e por esse motivo acaba sendo estranho encontrar a palavra em algum outro jogo que não seja desenvolvido pela empresa. Foi o que aconteceu com a Konami, que recebeu notificações por causa do uso da palavra no título “Animal Saga”.
Teoricamente, o novo registro faz com que a King seja a única empresa desenvolvedora de games a utilizar a palavra “Candy” no título de seus jogos. A notícia é, de certa forma, extremamente preocupante para desenvolvedores independente, que se sentem sem alternativas ao se dispor a brigar pelo uso da palavra.
Segundo a King, a estratégia é apenas uma maneira de proteger os usuários para que não sejam enganados ao baixar algum jogo ou app que possa ser associado à empresa, mesmo não sendo.
O fato é que o registro da palavra é uma medida muito polêmica, visto que a palavra “Candy” em inglês significa “Doce” em português. Para muitos a palavra é algo muito comum, e por isso não deveria ser registrada como propriedade da King. Uma demonstração do que está acontecendo, foi o que ocorreu com um desenvolvedor independente responsável pelo jogo Candy Casino Slots – Jewels Craze Connect: Big Blast Mania Land, que após receber ameaças da empresa, teve de trocar o ícone e remover a palavra Candy, já que para a empresa, o nome é muito parecido com Candy Crush Saga.
Mesmo que a maioria tenha Candy Crush Saga instalado em seus celulares com Android ou iOS, na opinião do povo, “Candy” (doce) não é uma palavra que tem dono, e por isso não é justo que seja de uso exclusivo da King.
Por Júnior Beluzzo
Foto: Divulgação
O Motorola Razr 40 combina um design elegante com tecnologia de ponta, tornando-o um dos smartphones mais desejáveis de sua… Leia Mais
Não existe desespero maior do que estar fora de casa, precisar muito utilizar o celular, e descobrir que ele está… Leia Mais
Exageros no uso do celular podem causar vício e consequências ruins para o organismo. Entenda mais e confira 6 dicas… Leia Mais
A chinesa Xiaomi fechou o ano de 2022 na terceira posição entre as marcas que mais venderam smartphones ao redor… Leia Mais
Novo lançamento da Samsung está previsto para fevereiro de 2023. Confira as informações que já foram vazadas. O lançamento do… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies