Celular é um produto essencial? Quem decidirá isso é a Justiça.
Depois da tentativa de acordo entre a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) ter fracassado, quem decidirá se o celular é um produto essencial ou não é a Justiça.
Esta semana ocorreu uma audiência de conciliação, onde o órgão de defesa do consumidor considerou as propostas da Abinee insuficientes para oferecer garantia aos consumidores.
O conflito entre o DPDC e a Abinee existe desde o ano passado, quando a Abinee obteve na Justiça uma liminar suspendendo a eficácia da nota emitida pelo DPDC. Esta nota definia os aparelhos celulares como bens essenciais e exigia a troca imediata dos aparelhos quando estes viessem a apresentar defeitos.
No final de junho de 2011, quem apoiou a posição do DPDC foi a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.
Por se tratar de um caso de vício não sanado, o consumidor terá o direito de exigir a restituição da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço, ou ainda a substituição do produto por outro da mesma espécie, conforme parágrafo terceiro, do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
Contudo, existem opiniões contrárias que afirmam que uma coisa é o serviço, outra coisa é o produto destinado à prestação de serviço, é o que defende o Juiz Ricardo Gonçalves da Rocha Castro, do Tribunal Regional Federal, que considera questionável a extensão de tal tratamento ao aparelho celular.
Diante disto, o DPDC decidiu recorrer da liminar e no momento a ação se encontra na 9ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que definirá a questão.
Por Mônica Palácio
O Motorola Razr 40 combina um design elegante com tecnologia de ponta, tornando-o um dos smartphones mais desejáveis de sua… Leia Mais
Não existe desespero maior do que estar fora de casa, precisar muito utilizar o celular, e descobrir que ele está… Leia Mais
Exageros no uso do celular podem causar vício e consequências ruins para o organismo. Entenda mais e confira 6 dicas… Leia Mais
A chinesa Xiaomi fechou o ano de 2022 na terceira posição entre as marcas que mais venderam smartphones ao redor… Leia Mais
Novo lançamento da Samsung está previsto para fevereiro de 2023. Confira as informações que já foram vazadas. O lançamento do… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies