A empresa nacional Sikur, desenvolveu um novo smartphone capaz de impedir a invasão de privacidade. A ideia de criar o dispositivo surgiu após as denuncias do analista americano Edward Snowden, que trouxe à mídia detalhes sobre o sistema de vigilância global NSA.
O celular foi batizado de GranitePhone, e é considerado seguro, a empresa não aconselha a instalação do famoso aplicativo WhatsApp por enquanto. O sistema operacional baseado no Android possui criptografia em 2.048 bits, torna difícil o vazamento de informações.
O aparelho se encontra em fase de pré-venda, no valor de 634 dólares, aproximadamente R$ 1.900. O smartphone brasileiro conta com excelentes especificações técnicas, como processador Snapdragon 800, display de 5 polegadas com resolução Full HD e conexão 4G. O dispositivo terá disco rígido virtual, ou seja, todas as informações serão salvas em modo nuvem.
Para utilizar o dispositivo é recomendado que o usuário possua sempre conexão com a internet. Quanto aos aplicativos, só serão permitidos os recomendados pela empresa. Acredita-se, que os clientes do dispositivo serão políticos. Porém, qualquer pessoa poderá adquirir o produto. O lançamento do dispositivo está programado para junho deste ano. O valor de lançamento deve ser de 799 dólares para todos os países.
A vantagem do celular contra seus concorrentes é que o mesmo é fabricado no Brasil, Estados Unidos e em Dubai, o que permite realizar chamadas de voz sem a necessidade da criptografia. As chamadas só poderão ser realizadas para dispositivos que contarem com o software de chamadas da Sikur instalado, seja qual for o modelo e marca. O aplicativo faz com que as chamadas sejam realizadas por meio da internet, e não de uma operadora.
A loja virtual da Sikur deverá ser semelhante a que encontramos em smartphones comuns que contam com Windows Phone ou Android. O aplicativo WhatsApp não foi confirmado ainda, é necessário que haja um acordo entre as duas empresas. De modo geral, o dispositivo é uma opção para quem deseja bom desempenho e principalmente segurança.
Por Wendel George Peripato
Fotos: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?