A Google vem investindo no serviço de reconhecimento de voz e agora, para expandir ainda mais os serviços, a empresa estadunidense está trabalhando em um sistema para o reconhecimento de voz dos usuários offline, sem a necessidade de conexão com a internet.
O objetivo é criar algo que seja leve e rápido para os usuários e se encontra em testes no Nexus 5, permitindo que o usuário pudesse fazer uso do reconhecimento de voz sem nenhum tipo de conexão. A informação é proveniente de documentos liberados pela empresa.
Para se ter uma ideia, o aplicativo necessário para que o serviço pudesse funcionar, deve ter cerca de apenas 20.3MB, sendo que até o momento, lembrando que a função ainda está em fase de testes, o índice de erros nas palavras ditas pelos usuários, é de 13,5%, um número relativamente baixo para um serviço que está em testes e funciona sem conexão com a internet.
Para que o serviço seja possível, a empresa trabalhou nos serviços LSTM (Memória de Curto e Longo Prazo) e RNN (Rede Neural Recorrente), o que foi feito e ainda possibilitou um modelo acústico comprimido, menor que seu tamanho original, sendo o primeiro grande avanço nos testes realizados pela empresa.
O processo foi realizado com o recolhimento de mais de três milhões de interações dos usuários com o reconhecimento de voz da Google, algo em torno de mais de 2 mil horas de gravações, sendo que os desenvolvedores ainda utilizaram clipes de áudio do Youtube para poder aprimorar o serviço offline.
Ainda é necessário que a empresa consiga integrar a lista de contatos do usuário, ao aplicativo para reconhecimento de voz offline, já que alguns comandos irão necessitar de informações que vão do número ao nome de um determinado contato, bem como algumas informações. Por enquanto, ainda é possível fazer apenas tarefas simples com o aplicativo, como agendar uma tarefa.
A notícia é muito boa, visto que nem sempre os usuário possuem conexão com a internet para poder realizar algumas tarefas simples de imediato, por meio do reconhecimento de voz, embora, é verdade, nem todos os usuários fazem uso desse serviço atualmente, mas uma opção offline pode elevar o número de usuários que utilizam o recurso.
Por Paulo Henrique
Foto: Divulgação
O Motorola Razr 40 combina um design elegante com tecnologia de ponta, tornando-o um dos smartphones mais desejáveis de sua… Leia Mais
Não existe desespero maior do que estar fora de casa, precisar muito utilizar o celular, e descobrir que ele está… Leia Mais
Exageros no uso do celular podem causar vício e consequências ruins para o organismo. Entenda mais e confira 6 dicas… Leia Mais
A chinesa Xiaomi fechou o ano de 2022 na terceira posição entre as marcas que mais venderam smartphones ao redor… Leia Mais
Novo lançamento da Samsung está previsto para fevereiro de 2023. Confira as informações que já foram vazadas. O lançamento do… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies