Sabemos que a tecnologia está aí para todos os públicos. Mas, e os cegos? Cientistas já estão estudando inúmeras possibilidades para desenvolver celulares, tablets e smartphones para as pessoas quem possuem alguma deficiência de cunho visual.
Assim, para suprir essa demanda,alguns aplicativos prometem ajudar nesse processo, nesse desafio que é criar tecnologias para as pessoas com necessidades especiais.Afinal, segundo o antropólogo Leonardo Sá, a era digital também deve ser uma época de inclusão social.
Seja como for, alguns aparelhos estão no merrcado. A Spice, empresa indiana, criou um telefone móvel simples que vem com um teclado em braile. Existe também um software, o LookTel, que pretende ajudar os cegos.
Esse programa faz com que os celulares possam reconhecer de forma sonora lugares e objetos quase que de maneira imediata. Quem se interessou pelo tema,com efeito, também pode conhecer um pouco sobre o Georgie, o primeiro celular feito exclusivamente para deficientes visuais.
Ele foi criado na Inglaterra e vem com sistema Android. Há leitor óptico e reconhecedor de voz. É o mundo dos celulares também preocupado com a qualidade de vida das pessoas.
Por Madson Lima de Oliveira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?