Comissão denuncia Snapchat por falta de privacidade

Snapchat, o famoso aplicativo para celular, é alvo de denúncia sobre suposto “falso desaparecimento de mensagens dos usuários”, segundo reportagem publicada pelo site “The Verge”. 

De acordo com a denúncia, o conteúdo excluído poderia ser recuperado por terceiros e estaria bem acessível.

Através do app, o usuário compartilha de seu smartphone imagens por meio de um chat, as quais desaparecem em segundos. Lembrando que o usuário pode definir por quanto tempo o contato poderá visualizar a mensagem ou imagem divulgada.

O aplicativo está disponível para ser baixado em celulares com as plataformas Android e iOS. A denúncia também aponta que o Snapchat teria acesso à coleta de lista de contatos dos usuários, sem quaisquer autorizações deles.

Após a aprovação da resolução pela FTC (sigla em inglês para Comissão Federal de Comércio), o Snapchat terá de implantar, obrigatoriamente, um programa de privacidade mais amplo e que passará por fiscalização frequente dos órgãos competentes.

Na prática, o aplicativo não sofrerá nenhuma multa ou qualquer sanção, em princípio, mas terá de cumprir as novas metas quanto às políticas de privacidade para os usuários.

A estudante de arquitetura Ana Maria Santos, 22, diz não temer a violação de privacidade. “Eu sempre usei esse app e acho que há muita tempestade em copo d’água. Mas também não quer dizer que vou fechar meus olhos por completo, né?”, diz.

Já a professora Eliane Uriza, 30, pretende desinstalar o aplicativo após ter conhecimento sobre a denúncia: “Trata-se de um caso muito sério, eu tenho muito cuidado e cautela extrema com essas questões. Não me sinto segura sabendo que prometem uma coisa e, no fim das contas, fazem outra completamente diferente. Ah, estou desinstalando já já esse app do meu celular".

Enquanto isso, a empresa experimenta uma excelente fase de prospecção financeira com a veiculação de anúncios no aplicativo. Sem falar que, a cada dia, o app se populariza entre milhões de pessoas ao redor do mundo, em especial, os mais jovens.

Por Letícia Veloso

Foto: divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies