A RIM – empresa fabricante dos smartphones Blackberry – divulgou os resultados de seu faturamento durante o terceiro trimestre de 2012.

Segundo a organização, houve uma redução nas vendas das unidades de seus produtos com um total de 6,9 milhões de aparelhos Blackberry comercializados e um montante bem reduzido de somente 255.000 tablets Blackberry PlayBook.

A receita da RIM ficou em 2,7 bilhões de dólares – que representou uma redução de 5% em relação ao trimestre anterior – e um lucro de 14 milhões de dólares em suas ações.

De acordo com a empresa, estas quedas se devem à espera dos consumidores para comprar aparelhos equipados com o novo sistema operacional Blackberry 10 que será lançado em janeiro de 2013.

Este novo sistema já está passando por testes de aceitação em mais de 150 operadoras de telefonia no mundo.

Por Ana Camila Neves Morais


De acordo com as informações divulgadas pela própria RIM, em janeiro do ano que vem o novo sistema operacional direcionado aos aparelhos móveis da empresa será lançado. O BlackBerry 10 deverá ser apresentado no dia 30 de janeiro.

Além disso, a empresa diz que está reservando mais duas novidades para o fim de janeiro. Neste caso serão dois smartphones.

Apesar da novidade, ainda é muito cedo para qualquer tipo de comemoração. Para quem não se lembra, a RIM vinha continuamente perdendo espaço no mercado nos últimos anos. Apesar de todos os contras, segundo os dados divulgados até agora, ainda são cerca de 80 milhões de usuários cadastrados e ativos que fazem uso do BlackBerry. Claro que esses dados dizem respeito ao mundo todo. Esse provavelmente é um dos motivos que tem contribuído para que o BlackBerry 10 seja uma nova etapa de sucesso na história da marca.

O BlackBerry 10 foi concebido e desenvolvido envolto em toda uma aura de “novo projeto”. Para quem anda meio desinformado, a RIM investiu uns bons anos no desenvolvimento de aplicativos e na preparação do ambiente destinado ao funcionamento dos mesmos. O PlayBook, que era baseado no QNX, foi a primeira etapa de testes para este novo sistema operacional. Apesar de não ter agradado a muitos, alguns recursos que estavam presentes neste tablet também estarão nos lançamentos previstos para o fim de janeiro. É esperar para ver!

Por Denisson A. Soares


A RIM revelou em maio deste ano o mais novo sistema operacional BlackBerry 10. Mesmo que a nova plataforma já esteja em desenvolvimento há mais de um ano, o lançamento teve que ser adiado para o primeiro trimestre de 2013.

Conforme a fabricante, disponibilizar o novo SO ainda em 2012 é algo fora da realidade atual da empresa, pois a ascensão do Google e da Apple no mercado provocou graves problemas para a RIM. De acordo com dados divulgados, no último trimestre o prejuízo atingiu a marca de 200 milhões de dólares, o que forçou a empresa a demitir mais cinco mil funcionários, ao invés de apenas dois mil.

Logicamente, os acionistas da RIM estão muito descontentes e, por isso, uma possível parceria entre a fabricante e a Microsoft pode surgir. Isso porque há algum tempo, antes de ir até a Nokia, a Microsoft procurou a RIM para que ela fosse a fabricante dos novos Windows Phone.

Com a mudança da data de lançamento do novo SO, Thorsten Heins, CEO da RIM, afirmou que o objetivo do desenvolvimento da plataforma continua o mesmo e, sem explicar especificamente o adiamento, o executivo disse que o atraso não será devido ao design nem aos recursos do novo sistema.

Por Guilherme Marcon


Mesmo após a divulgação oficial do novo sistema operacional para smartphones da RIM, o BlackBerry 10, algumas informações “extras e exclusivas” referente às especificações da plataforma surgiram na internet.

Vazaram algumas imagens que revelaram duas funções do novo sistema que ainda não foram apresentadas de forma oficial, tratando-se do compartilhamento de tela e o editor de vídeos.

O site CrackBerry Forums, alega ter conseguido acesso a algumas fotos do BlackBerry 10 trabalhando em smartphones e tablets. Nas imagens, é possível observar que na parte superior do telefone existe uma opção chamada Sharing Screen, ou compartilhamento de tela. Essa função serve para mostrar o que o usuário está vendo na tela do aparelho durante as ligações. Além disso, outras imagens mostram um BlackBerry Playbook trabalhando com um editor de vídeos, que, de acordo com o site, teria sido criado por uma equipe de desenvolvedores, chamado de Jaycut. A interface deste aplicativo é bastante parecida com a de outros programas do mesmo segmento, como o Premiére e o Final Cut.

Segundo os rumores, o BlackBerry London será o primeiro smartphone da RIM que virá com o novo sistema operacional,  e será lançado ainda este ano.

Por Guilherme Marcon


O BlackBerry está correndo atrás do prejuízo que teve os últimos anos com o lançamento de novos smartphones que acabaram tirando seus usuários. Mas a empresa ainda está em busca de novidades e também de lançamentos para conquistar seus clientes.

Recentemente ela anunciou que vai lançar uma nova versão do sistema operacional RIM. A novidade foi anunciada durante um grande evento da empresa em Orlando, nos Estados Unidos.

Primeiramente, como é de costume na indústria, a nova versão do sistema operacional RIM será lançado apenas para desenvolvedores começarem a fazer os novos aplicativos que serão oferecidos para o sistema. Depois, a nova versão vai começar a ser distribuída em caráter de testes entre alguns usuários. 

Uma das grandes modificações do sistema operacional será no design, que promete ficar mais leve e também menos focado nos negócios do que os modelos anteriores.

Além disso, parece que a empresa também vai começar a focar mais nos teclados virtuais, já que grande parte dos seus aparelhos conta com os teclados físicos. Além disso, o novo sistema também será mais fácil de ser operado.


A RIM apresentou no início desta semana duas novas versões do seu celular BlackBerry Bold.

Os modelos 9900 e 9930 tem como novidade a atualização do sistema operacional do aparelho, assim como a presença de uma tela touchscreen de 2,8 polegadas.

De acordo com a empresa, os celulares deve ser lançado no segundo semestre e terá um processamento semelhante ao do modelo Torch.

Os novos BlackBerry Bold 9900 e 9930 virão com processador de 1.2 GHz, teclado qwerty, chip NFC (que possibilita diversas formas de pagamento pelo celular), sistema operacional BlackBerry 7 OS, câmera de 5 MP, memória RAM de 768 MHz, espaço interno de 8GB e entrada para cartão microSD de até 32GB.


Se por um lado a Nokia e Apple tentam se aproximar do território dominado pela RIM, o mercado corporativo, esta segue caminho oposto. Uma das provas é o anúncio do BlackBerry Storm 3, um smartphone claramente dirigido aos jovens.

A previsão é que o aparelho chegue ao mercado por volta do quarto trimestre deste ano trazendo consigo a versão 6 do sistema operacional BlackBerry. Equipado com recursos multimídia e jogos, mas sem esquecer de aplicativos úteis como GPS, câmera e realidade aumentada, ele tem tudo para atingir seu objetivo e brigar com o iPhone, por exemplo.

Não há muitos detalhes sobre o Storm 3, mas rumores falam em uma parceira da RIM com a EA para oferecê-lo com o jogo The Sims. Se isso for verdade, fica claro que o mercado corporativo pode não ser mais o foco exclusivo da empresa.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Pop News





CONTINUE NAVEGANDO: