Modelo é destinado a smartphones com dez núcleos. O acréscimo de núcleos irá ajudar a reduzir a pouca durabilidade das baterias.

Foi anunciado pela empresa MediaTek, no dia 12 de maio, o lançamento oficial de um novo processador para smartphones, que foi batizado como nome de Helio X20. Este processador tem como novidade o fato de ser o primeiro modelo de modelo destinado a smartphones com dez núcleos, ou seja, o padrão anteriormente era os octa-core, agora já temos no mercado um novo produto deca-core.

Conforme as informações obtidas da empresa fabricante citada acima, esse aumento de núcleos neste processador em um smartphone não será sinônimo apenas de um aumento no poder de processamento do aparelho, mas, além disso, esse acréscimo de núcleos irá ajudar a reduzir um dos maiores problemas que todos os usuários de smartphones reclamam que é a pouca durabilidade da bateria destes modelos de telefones.

Para se ter uma ideia, a empresa fabricante, para facilitar o entendimento dos consumidores, afirmou que a inserção destes dois núcleos no processador de um smartphone funciona de modo análogo a duas marchas a mais em um veículo automotor.

De acordo com a fabricante, estes dois núcleos acrescidos neste novo processador terão também a função de dar aos smartphones maior eficiência energética, eficiência esta que giraria em torno de uma redução de até 30% a menos da bateria dos aparelhos celulares que forem projetados com este novo processador.

A empresa fabricante ainda revelou que para desenvolver este novo processador foi necessário realizar a separação dos núcleos de processamento em três grupos, sendo que o mais comum é separá-los em apenas dois grupos, sendo que no primeiro é o mais potente de todos e traz consigo outros dois núcleos rodando a uma velocidade de 2,5 GHz, a fim de facilitar a realização de tarefas que exigem maior capacidade de processamento dos aparelhos.

Já os outros dois grupos foram confeccionados com a presença de quatro núcleos cada totalizando os dez, sendo todos estes da marca ARM Cortex.

O Helio X20 vem ao mercado para substituir o Hélio X10, processador este que tem oito núcleos de processamento, que já é utilizado nos smartphones desde março deste ano. A expectativa da empresa é que este novo processador comece a ser inserido nos smartphones top de linha até o final deste ano.

Por Adriano Oliveira

MediaTek Helio X20

Foto: Divulgação


Quem sonhou um dia ter um dispositivo móvel com um processador de desktop? Essa nova tecnologia foi apresentada pela Nvidia, na Consumer Electronics Show (CES) 2014. A empresa desenvolveu o primeiro processador com 192 núcleos CUDA, o Tegra K1. Este é uma espécie de ponte entre os chips Tegra Mobile e as placas de desktop Lepler. As empresas desenvolvedoras de jogos de consoles poderão se beneficiar muito desse novo processador, por causa do benefício das imagens impressionantes e realistas. A Epic Games já está adaptando a Unreal Engine 4, uma das novas engines nos videogames atuais, para o Tegra K1.

A nova tecnologia permite um suporte a OpenGl 4.4 e DirectX 11, além de imagens com novos sistemas de iluminação, efeitos de partículas, simulações de física e imagens renderizadas. O novo processador ganhou uma posição bastante significativa em um ranking de consoles da atual geração, deixando para trás o Xbox 360 e o PS3. O Tegra K1 será incorporado nas CPUs Denver da Nvidia e terá suporte aos sistemas de 32-bits e 64-bits.

Mas a ideia principal é implantar o processador nos dispositivos móveis. Já pensou em jogar um game de console no celular ou no tablet? Agora isso é possível. Além da ótima qualidade de imagem e da velocidade de processamento de dados, ele consome apenas 5W de potência, enquanto que os outros costumam consumir 100W.

Sites internacionais afirmam que o novo sistema de processamento não será um fracasso na indústria de tecnologia. Ainda não foi divulgado o custo do novo console, quando será lançado e quais dispositivos ele será incorporado. Quanto ao preço, podemos concluir de início que deve ser um pouco caro ter um smartphone com gráficos de alta qualidade. A Nvidia está contando com o apoio das empresas Unreal Engine 4 e da Epic Games para o lançamento do projeto.

Por Danilo Gonçalves

Nvidia Tegra K1

Foto: Divulgação


Todo mundo se lembra de quando a Samsung anunciou o Exynos 5 Octa para o Galaxy S4. Na época muita dúvida pairava em torno do processador se ele seria mesmo ou não um Octa-Core. O chip de fato possui oito núcleos de processamento. Entretanto, esbarra na questão de que eles não trabalham todos juntos ao mesmo tempo.

De par da situação a MediaTek há algum tempo já tinha divulgado a informação de que estava trabalhando no primeiro processador que, em tese, teria o poder de processamento de oito núcleos. Na última quarta-feira, dia 20, a empresa apresentou o primeiro modelo do novo chip: o MT6592, onde cada um dos oito núcleos Cortex-A7 trabalham ao mesmo tempo em dispositivos móveis como os smartphnes e tablets.

De acordo com algumas informações divulgadas no site Engadget,  os núcleos do MT6592, funcionam em uma frequência de 1,7 GHz ou de 2 GHz. O dispositivo vem equipado com a GPU Mail-450 MP o que garante o dobro de desempenho apresentado em comparação com o modelo anterior, a Mail-400 MP.

Além disso, o componente também traz suporte para vídeos com resolução 4k em H.264, codecs H.265 e VP9, telas com resolução de até 1920×1080 e câmeras de 16 megapixels.

De acordo com as informações dadas pela fabricante do Cortex-A7 o componente permite 40% do consumo de energia do aparelho, isso claro devido à quantidade de tarefas que se pode fazer quando se tem um processador que realmente funcione com os oito núcleos simultaneamente. A empresa também criou um algoritmo para a monitoração da temperatura e utilização do chip durante o tempo todo para garantir que o mesmo não corra o risco de ser danificado. No mais o Cortex-A7 possibilitará ao usuário uma experiência bem melhor em diversas tarefas como, por exemplo, a reprodução de vídeo, recursos de múltiplas janelas e acesso a mapas.

A MediaTek prevê que os primeiros modelos do MT6592 cheguem ao mercado até o fim deste ano incluindo os aparelhos que funcionam com o Jelly Bean do Android. Já os tablets e smartphones equipados com o Andorid KitKat deverão receber o novo chip até o início de 2014.

Por Denisson Soares

MediaTek  MT6592

Foto: Divulgação


O mundo da tecnologia que sempre está evoluindo costuma pregar diversas pegadinhas em todo mundo. Geralmente são os consumidores os que mais caem nesse tipo de artimanha, no entanto dessa vez quem se deu mal foi a Samsung.

O fato é que a empresa sul-coreana desembolsou muitos dólares em pesquisas e após resultados extraordinários adotou o Snapdragon como seu processador oficial. Pois bem, o produto mal foi lançado e a Qualcomm já divulgou na impressa o seu mais novo modelo de processador o Snapdragon 800. Agora a empresa sul-coreana corre para realizar testes já que o novo Snapdragon promete aperfeiçoar e muito o desempenho dos smartphones.

O lançamento do novo processador da Qualcomm reabriu a possibilidade da Samsung relançar em breve mais um modelo do Galaxy  S4, só que agora com o Snapdragon 800.

Alguns indícios já comprovam que a empresa sul-coreana já cogitava a possibilidade de um novo processador ser lançado e recentemente foi encontrado na própria Coreia do Sul um manual do produto que cita o Snapdragon 800.

Caso o update aconteça, o Galaxy S4 ganhará mais fôlego para competir com os novos modelos que aparecerão a partir de agosto deste ano.

Por Fernando Setoue


Aquos Phone Zeta SH-06E será lançado no JapãoA operadora do Japão, NTT DoCoMo, revelou recentemente sua nova linha de aparelhos para o verão. Entre os aparelhos muitos chamam atenção, mas o smartphone Aquos Phone Zeta SH-06E é o que mais promete fazer sucesso no mercado oriental.

Com características potentes, como resolução Full HD e um processador Quad-Core, o lançamento da empresa chega para ser um bom concorrente para as marcas que dominam essa parte do mercado.

Com um display de 4,8 polegadas e resolução de 1080p (Full HD) e um processador Quad-Core Snapdragon 600 de 1,7 Ghz, o novo smartphone promete imagens com ótimas qualidades, além de um processamento muito rápido. Também conta com uma câmera na parte de trás de 13,1 megapixels e uma frontal de 2,1 megapixels. Além disso, o aparelho vem com a tecnologia NFC, conectividade Wi-Fi integrada e receptor de TV e chega disponível em 3 cores: azul, vermelha e branca.

O aparelho chega aos consumidores do Japão no dia 24 deste mês, porém o preço ainda não foi divulgado.

É muito improvável que o novo smartphone fabricado pela Sharp chegue até nós, principalmente pelo histórico da empresa.

Por Henrique Nicolau


A Samsung divulgou nesta semana que irá aumentar a família de seu tablets Galaxy Note.

Desta vez a novidade vai ficar por conta do Samsung Galaxy Note 7 que vai possuir uma tela com 7 polegadas e equipado com Super Amoled HD.

Fonte: Linkatual

 

Segundo o site Sammobile o novo Galaxy Note 7 terá processador Exynos Quad-core 1,6 GHz que está presente no Galaxy Note 2 além de possuir o sistema operacional Android 4.1.2 Jelly Bean.

Este novo produto da Samsung parece estar em fase de testes e deve ter maiores detalhes revelados bem como seus preços durante as feiras de tecnologia MWC e CES que acontecem no início de 2013.

Por Ana Camila Neves Morais


O novo smartphone Galaxy, mais uma aposta da Samsung, está previsto para ser revelado na próxima semana, em uma campanha publicitária voltada às Olimpíadas de Londres. O aparelho eletrônico vem com uma novidade: contará com um processador de 4 núcleos, o The Exynos 4 Quad, criado a partir do modelo de tecnologia Cortex A9, da britânica ARM.

De acordo com a Samsung Electronics, este processador é capaz de permitir realizar mais tarefas em um menor período de tempo, como por exemplo, a atualização de aplicativos, a navegação na internet, a visualização de um vídeo via streaming e o funcionamento do antivírus, tudo sendo utilizado ao mesmo tempo.

Para a companhia sul-coreana, maior fabricante do mundo em processadores de aparelhos móveis, trata-se de mais um benefício, tomando como exemplo as crescentes vendas do iPhone e do iPad, da Apple, e de sua própria linha Galaxy, composta de smartphones e tablets.

Dessa forma, visando o atual mercado tecnológico, a Samsung Electronics está buscando oferecer o processador também para outras fabricantes além da Apple, como Nokia, HTC e Motorola, tentando fazer com que haja um aumento na base de clientes da empresa.

Por Anne A. Matioli Dias


A conhecida fabricante de placas de vídeo nVidia, anunciou o lançamento de um novo processador para dispositivos móveis chamado Tegra 2. Cerca de 50 novos smartphones equipados com o processador estarão no mercado até o final do ano. Antes, mais ou menos no meio deste ano, alguns tablets devem sair de fábrica com o processador embutido.

O Tegra 2, como o próprio nome já diz, é a segunda geração dessa linha de processadores. E é 4 vezes mais potente que a versão anterior. Embora não tenha fornecido especificações, nVidia informou que esse processador tem alto desempenho e baixo consumo de energia, o que deve melhorar muito a autonomia das baterias dos smartphones.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: PC World





CONTINUE NAVEGANDO: