Um dos assuntos que mais gera polêmica no universo da tecnologia é a briga de patentes que acontece frequentemente ente grandes empresas. O assunto controverso gera opiniões bastante dispersas: muitos acham que as empresas estão inteiramente corretas ao proteger suas invenções, em contrapartida, muitos acreditam que esse tipo de medida pode prejudicar o avanço da tecnologia de forma indireta.

Um episódio que ocorreu esta semana e, como já era de se esperar, gerou caminhões de comentários favoráveis e contrários, foi que a King, empresa responsável pelo desenvolvimento do famoso jogo para celulares Candy Crush Saga, conseguiu a aprovação para manter o nome “Candy” como sua propriedade privada.

Há pouco tempo atrás, a empresa já havia feito o registro da palavra “Saga” como sua propriedade. A palavra está presente em boa parte dos jogos da King e por esse motivo acaba sendo estranho encontrar a palavra em algum outro jogo que não seja desenvolvido pela empresa. Foi o que aconteceu com a Konami, que recebeu notificações por causa do uso da palavra no título “Animal Saga”.

Teoricamente, o novo registro faz com que a King seja a única empresa desenvolvedora de games a utilizar a palavra “Candy” no título de seus jogos. A notícia é, de certa forma, extremamente preocupante para desenvolvedores independente, que se sentem sem alternativas ao se dispor a brigar pelo uso da palavra.

Segundo a King, a estratégia é apenas uma maneira de proteger os usuários para que não sejam enganados ao baixar algum jogo ou app que possa ser associado à empresa, mesmo não sendo.

O fato é que o registro da palavra é uma medida muito polêmica, visto que a palavra “Candy” em inglês significa “Doce” em português. Para muitos a palavra é algo muito comum, e por isso não deveria ser registrada como propriedade da King. Uma demonstração do que está acontecendo, foi o que ocorreu com um desenvolvedor independente responsável pelo jogo Candy Casino Slots – Jewels Craze Connect: Big Blast Mania Land, que após receber ameaças da empresa, teve de trocar o ícone e remover a palavra Candy, já que para a empresa, o nome é muito parecido com Candy Crush Saga.

Mesmo que a maioria tenha Candy Crush Saga instalado em seus celulares com Android ou iOS, na opinião do povo, “Candy” (doce) não é uma palavra que tem dono, e por isso não é justo que seja de uso exclusivo da King.

Por Júnior Beluzzo

Candy Crush Saga

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: