A Apple reduziu aos fornecedores encomendas e peças para o para o iPhone 5C. A notícia veio há apenas três semanas após o 5C estrear em um evento de lançamento com o iPhone 5S.

A Apple afirmou que 9.000.000 iPhones 5C e 5S foram fabricados nos primeiros três dias após o seu lançamento, em 10 de setembro deste ano.

O consenso entre os analistas especializados neste segmento é que o 5S superou o 5C por uma margem considerável. Mesmo na China, onde os consumidores adquirem estes produtos como símbolos de status, a demanda pelo 5C estava em queda, sendo este um dos primeiros sinais de rejeição do aparelho.

Dentro de uma semana de lançamento o 5C já estava sendo vendido com desconto nos EUA onde alguns sites estavam dando desconto em aparelhos de até 16GB. O  iPhone 5C foi listado em seu site ao preço de  US$ 99. No início de outubro, a Best Buy ofereceu um desconto de US$ 50 no modelo.

Uma possível razão do iPhone 5C não ter atingido o sucesso pode ser  a estratégia de preços por parte da Apple. Seu preço é muito alto fora dos Estados Unidos, onde o mercado de smartphones é realmente forte.

iPhone 5C

Foto: Divulgação

Apesar de seu fraco desempenho até agora, a 5Cainda não está em um momento que podemos classificar como “seus últimos pés”.

A prova do mau desempenho do iPhone 5C só será confirmada quando a Apple liberar seus relatórios de venda. Os dois pontos de dados importantes para se considerar seria o número de iPhones embarcados e o preço médio de venda.

No geral, a redução da Apple em encomendas para o iPhone 5C e peças não diz muita coisa sobre o desempenho global dos novos modelos. O 5C provavelmente vai seguir a trajetória de vendas de outros iPhones do ano anterior.

Por Jaime Pargan


Ao que tudo indica a Apple já está para marcar a data de lançamento do iPhone 5S. A empresa deve anunciar dois novos aparelhos, sendo um de baixo custo e um top de linha, o que provavelmente ocorrerá na segunda semana de setembro, em São Francisco, na Califórnia.

O modelo de baixo custo está levantando muitos rumores, chamado de "iPhone 5C", diz-se que ao invés de revestimento de metal será usado plástico, e que seu destaque será um novo dispositivo de comando de voz.

Como pode-se perceber, tudo que diz respeito a esses dois aparelhos está ainda no território da incerteza e os rumores são muitos, assim como fotos de alguns aparelhos que aparecem na web todos os dias. Os esforços da Apple para manter tudo em sigilo foi em vão, pois poucas e desconexas informações vazaram na mídia, porém eles não estão sendo muito claros ao responderem as perguntas dos consumidores ansiosos.

Dá para imaginar a agitação do público quando se ouvir falar de um iPhone de baixo custo, mas também é possível ouvir os questionamentos sobre o tal revestimento de plástico.

A boa noticia é que os demais esclarecimentos não devem tardar a serem revelados, e os aparelhos devem estar a venda para a felicidade dos compradores. 

Por Fábio G. Santos

Apple iPhone 5C





CONTINUE NAVEGANDO: