Que a web está em mudanças constantes, todos já concordamos. A websemântica, nova tendência no ciberespaço, trabalha com associações entre termos e TAGs (rótulos) nas buscas e navegações na web.

Em vez de somente links relacionados a um trio de palavras-chave – algo remetente à sintática, como no HTML tradicional – a websemântica trabalha com associação de termos relacionados à pesquisa, por exemplo.

Esta tecnologia permite que consultas cada vez mais personalizadas sejam possíveis. Personalização em alto nível, como na caixa de entrada de emails dos usuários, por exemplo, ou a indicação das principais matérias do seu portal de notícias mais acessado.

Um grupo de cientistas do Institute of Applied Information Technology desenvolveu uma extensão semântica do software Media Wiki. De acordo com o Instituto, “com essa ferramenta, os usuários podem tipificar as referências com um Wiki. Elas são disponibilizadas, posteriormente, como dados estruturados e trabalhados em rede, o que permite que computadores possam, automaticamente, fornecer respostas às buscas complexas”.

O experimento pode ser testado na CeBIT 2010, que acontece em Hannover, na Alemanha.


Pinball jogado com o cérebro, literalmente!

Na feira CeBIT 2010, novidades e “estranhezas” estão por toda a parte. Imagine jogar o tradicional Pinball, em um fliperama, sem usar as mãos. Isto já é possível. A tecnologia está sendo demonstrada por meio de uma “toca” que permite operar o jogo. O aparelho foi desenvolvido pela Berlin Technical University.

A tecnologia, chamada de interface cérebro-computador,  usa a capacidade de produção de ondas elétricas do cérebro na produção de comandos para máquinas. A toca dispensa o uso do incômodo gel no eletrodo e também de pressão no couro cabeludo além de ser simples de usar e durável.

As pesquisas do instituto de tecnologia da universidade que desenvolve a interface cérebro-computador se voltam para as tecnologias de sensores, melhoras no entendimento do cérebro e na análise das ondas cerebrais. O instituto promove, inclusive, competições com videogames que utilizam a interface.

Mais informações em http://www.bbci.de/


CeBIT 2010: Google integra-se ao CSM da CONTENS

Uma das novidades mais notáveis do CeBIT 2010, que acontece de 02 a 06 de março, em Hannover, Alemanha, é a participação do Google. A empresa apresenta a integração do Google Search Appliance (GSA) com o Content Manegament Sistems (CMS) da empresa CONTENS. É a primeira vez que o Google participa do evento.

O GSA do Google é uma ferramenta que oferece pesquisas mais refinadas e personalizadas para empresas. Com a integração das tecnologias, o acesso ao CONTENS torna-se mais rápido, relevante e seguro. Indexação de maior quantidade de dados e tipos de arquivos aceleram a performance do sistema.

A aplicação inova com a tecnologia Software-as-a-Service (SaaS) e cloud computing, e apresenta a “CONTENS cloud”. Desta maneira, apresenta-se uma solução que diminui custos de hardware, além de acelerar o processo de implementação do sistema, uma vez que o processamento e a alocação dos arquivos e dados acontece virtualmente.

O resultado da parceria pode ser visto no stand J32, no corredor 06, onde expõe a empresa CONTENS.


CeBIT 2010: abertura reforça parceira com a Espanha

Começou na segunda-feira dia primeiro de março maior feira de tecnologia da Europa, o CeBIT 2010. O evento acontece na cidade de Hannover, Alemanha. Com o tema “mundos conectados”, a feira reúne 4.157 empresas, vindos de pelo menos 68 países diferentes. O Brasil participa com 18 delas. A abertura ao público já  começou no dia 02 de  março.

Os palestrantes da abertura oficial foram a primeira-ministra alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodrigues Zapatero. A Espanha é o país parceiro do CeBIT 2010.

Algumas das mais importantes empresas das áreas de tecnologia da informação, softwares e telecomunicações estarão presentes na feira. O Google participa pela primeira vez. O evento acontece até o sábado dia 06.





CONTINUE NAVEGANDO: