O Android 5.0 Lollipop já foi liberado para usuários do Samsung Galaxy Note 3 na Rússia. A atualização do sistema operacional em aparelhos tem sido lenta, porém, os mais ansiosos donos deste smartphone podem arriscar baixar a nova versão de outros locais e instalar manualmente.

A novidade que surgiu oficialmente para os russos é para o modelo N900, que tem em seu interior o chipset Exynos. O N9005, que conta com o Snapdragon 800, deverá receber a atualização em breve. Isso significa que alguns brasileiros terão acesso à nova interface, já que esse modelo é vendido por aqui.

Muitos usuários ainda aguardam pelas suas atualizações, tanto que o Lollipop no início de janeiro ainda não havia sido visto dos gráficos de relatórios referentes à distribuição do sistema operacional no mercado.

O update para o Galaxy Note 3 traz uma nova e moderna cara ao phablet de 2013, com o Material Design. A TouchWiz, customização da Samsung que tem sido criticada por não ter sido otimizada para telas largas, agora recebe as diretrizes impostas pela Google.

O upgrade do sistema operacional também traz melhorias no desempenho da bateria e do hardware em geral, e a Samsung aproveitou para levar ao seu ex-flagship alguns recursos que são encontrados no Note 4.

Um dos recursos aprimorados que a versão atual da linha Note ganhou, e agora foi levara ao Note 3, é a função de multijanelas, que permite selecionar a área que cada aplicativo poderá ocupar, permitindo dois apps abertos ao mesmo tempo. Embora o Note 3 já possuisse esse recurso, ele também foi melhorado juntamente com o upgrade do OS.

Já esta versão mais nova da linha Galaxy Note, deverá receber o Lollipop em fevereiro.

Agora que os russos já possuem o update oficialmente, os demais usuários ao redor do mundo já podem esperar mais confiantes por boas notícias para seus aparelhos. Mas, quem quiser, é possível se adiantar e instalar a ROM através do aplicativo ODIM, lembrando que só será viável para os modelos com o SoC Exynos.

Estes são os detalhes da atualização recente:

– Modelo: SM-N900

– País: Rússia

– Versão: Android 5.0

– Changelist: 3779962

– Data de compilação: Terça, 13 de Janeiro de 2015

– PDA: N900XXUEBOA6

– CSC: N900SEREBOA6

– MODEM: N900XXUEBNL6

Por Daniel Cavalcante


A combinação de Android e atualização tem gerado controversas constantes. Sem contar os modelos Nexus, são raras as empresas que se empenham para permanecer seus aparelhos sempre com a última atualização.

Atualmente, a Samsung interrompeu o fornecimento deste suporte para o Galaxy S3, reconhecido anteriormente por ter um grande potencial.

Segundo a Samsung, o modelo S3 não tem mais hardware para que seja possível que ele tenha as recentes versões do Android. A empresa havia divulgado anteriormente esse detalhe, o que gerou descontentamento para os usuários destas linhas.

Este fato emitiu o questionamento se os outros dispositivos antigos da empresa poderiam ter melhorias para as próximas atualizações da plataforma. Entretanto, no momento atual, foram divulgadas notícias onde o Galaxy Note 2 tem a possibilidade de ter a versão 5.0 do Lollipop.

A informação foi fornecida pela Samsung da Finlândia. Segundo ela, considerando o modelo Note 2, que possui a versão 4G LTE, é totalmente apto para ter o Android 5.0, uma vez que seu hardware ainda mantém certa potência. Entretanto, não foi bem esclarecido se esta atualização será efetiva de verdade, uma vez que a matriz não divulgou nenhuma informação sobre este detalhe.

Caso a filial da empresa na Finlândia esteja correta, esta escolha poderá ser muito importante para a Samsung. A companhia exibiu uma experiência ruim para os consumidores do modelo S3, depois de ter abandonado o dispositivo. O modelo Note 2 também possui hardware para permitir o funcionamento do Android 5.0.

No entanto, é de conhecimento que a conhecida interface personalizada TouchWiz poderá interromper esta atualização. Esta otimização da desenvolvedora tem o costume de ter um certo peso, de forma que prejudica as funcionalidades gerais em dispositivos mais antigos.

Entretanto, a empresa garantiu ter melhorado sua ferramenta. Com isto, fica-se na expectativa que a unidade finlandesa esteja correta, de forma que os usuários do Note permaneçam tendo o suporte da companhia.

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação


O sistema operacional do Google, Android, disponibilizado para aparelhos móveis, é realmente o mais usado em todo o mundo e, devido a isto, a cada melhoria divulgada, os usuários esperam com bom agrado para que possam possam usufruir dela.

O novo modelo é denominado de Android 5.0 Lollipop, que é recebido nos maiores smartphones do momento. Isto será realizado de forma gradativa, o que traz ainda mais expectativa para o público.

O LG G3 deverá ser atualizado para o sistema operacional onde, em um primeiro momento, somente para o público sul-coreano, e em pouco tempo para os públicos de outras partes do mundo.

A LG relatou, entretanto, que o seu objetivo é ampliar a alteração para os outros locais do mundo até o final de 2014. O objetivo da empresa é possibilitar que o público presente em todo mundo usufrua de todos os benefícios do Android 5.0 Lollipop, expandindo estas modificações para outros dispositivos em 2015.

Um dos diferenciais que serão percebidos pelo público será o fato de ser mais rápido, uma vez que a empresa relatou que o dispositivo terá uma qualificação na velocidade através desta alteração. Para as pessoas que não sabem com precisão das novidades, um dos principais fatores novos trata-se da interface recente apresentada pelo sistema operacional do Google, que é qualificada pela simplicidade e agilidade.

O principal fator relevante ao público é o sistema de bloqueio inteligente, que irá possibilitar que a ativação seja realizada através do uso de um aparelho comum que possua a tecnologia Bluetooth.

Com isto, para o LG G3, a novidade é que, caso a empresa siga o que foi divulgado, existe a possibilidade de que o Android 5.0 Lollipop marque presença em breve.

O preço médio do LG G3 no país é por volta de R$ 1.419, que é determinado como inferior em relação aos aparelhos semelhantes de outras fabricantes.

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação


Para os fãs do Android que estão aguardando pelo lançamento da versão 5.0 do sistema operacional, saiba que ele pode estar perto de ser lançado. A Qualcomm, fabricante de processadores para dispositivos móveis, sem querer revelou o mês de lançamento da nova plataforma móvel da Google. O site Baylog conseguiu acesso a alguns documentos da companhia de periféricos, no qual informam que o Android 5.0 poderá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2013, no mês de maio.

Além do mês de lançamento, os documentos também fala sobre a nova geração de processadores para a nova versão da plataforma da Google, que também já estão sendo produzidos. O novo periférico, chamado até o momento de APQ8084, será uma evolução do quad-core Snapdragon Krait (encontrado no Nexus 4) e poderá ter uma velocidade de processamento de 2,3 GHz.

De acordo com o documento, a Google lançará o sistema junto com um novo smartphone que fará parte da Linha Nexus. Os rumores falam sobre um aparelho com tela Full HD batizado de Nexus 5, dando continuidade ao smartphone lançado ano passado em parceria com a LG.

Tendo em vista que a Google I/O está marcada para o dia 15 de maio, é provável que tanto o novo aparelho quanto a nova plataforma sejam apresentados durante o evento.  Porém, no entanto ainda não existe nenhuma informação sobre quais serão as novidades que a versão 5.0 do Android irá trazer, até porque ela ainda nem foi confirmada pela Google.

Por Felipe Santos Bonfim





CONTINUE NAVEGANDO: