Mesmo que usuários não demonstrem muito interesse, a preocupação dos fabricantes continua sendo a segurança.

Com o lançamento do novo Galaxy Samsung Note 7, grandes fabricantes como a Samsung priorizam a segurança do comprador, mesmo que eles não pareçam tão interessados na hora de adquirir esse item. A UOL Tecnologia testou o novo top de linha da marca e garantiu que o aparelho continua potente e com as configurações mais modernas do mercado, tanto quanto o SZ, seu irmão de empresa.

Segundo a Samsung a tendência é que essa preocupação seja reforçada por causa da migração das grandes transações para o smartphone, como o Samsung Pay, mais uma aposta que a empresa vem acreditando. Com a intenção de passar à frente o Note 7 acrescentou o leitor de íris, um sistema de desbloqueio de dispositivos e aplicações, feito através do reconhecimento da “parte colorida dos olhos”.

De acordo com Renato Citrini, gerente de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, essa tecnologia tornou-se 200% mais segura que o leitor de impressão.

Depois de realizar testes com o leitor de íris, o UOL Tecnologia afirmou que ele pareceu bastante ágil, bastando aproximar o rosto do aparelho, numa distância entre 25 e 30 cm, em menos de 1 segundo a tela desbloqueou. A empresa pretende usar a tecnologia em outras aplicações instaladas no próprio aparelho, inclusive já entrou em contato com bancos internacionais na tentativa de convencê-los a usar o scanner de íris para reconhecer usuários.

Essa técnica já foi utilizada pela Microsoft em 2015 no Windows Hello, somente para dispositivos com Windows 10. O que não significou muito para os smartphones, assim sendo a Samsung pode passar na frente e instalar de vez a ideia.

O melhor do mercado:

Além de tudo que já foi dito sobre o Note 7, ele ainda tem mais novidades a mostrar, como ser resistente a água e poeira, o aparelho suporta imersão de 1,5 m na água e pelo menos 30 minutos, levando junto sua caneta de digitação.

Recebeu design mais moderno, o que ajudou na sua pegada, mas continuou com a tela de 5,7 polegadas. A tela curva foi uma herança das versões Edge, a parte de trás também ganhou o mesmo toque. A duração da bateria passou de 3.000 para 3.500 mAh e carregador sem fio.

O Note 7 será comercializado no Brasil a partir da primeira quinzena de setembro com um preço meio salgado de R$ 4.299.

Por Ruth Galvão

Samsung Galaxy Note 7


App Sentinela é um elo entre o agente de segurança pública e a comunidade do local de Viana, no Espírito Santo.

Com as constantes inseguranças nos estados brasileiros, a cidade de Viana, no Espírito Santo, utilizou da tecnologia para combater o mal e lançou no dia 1º de julho, às 17h, uma nova ferramenta que busca contribuir com a segurança pública no município.

Nomeado de “Sentinela”, o aplicativo, que estará disponível para ser usado nos celulares, será um elo entre o agente de segurança pública e a comunidade do local, otimizando o trabalho do Centro Integrado de Videomonitoramento de Viana, o CIM.

A utilização da ferramenta é muito simples, porém só funciona em aparelhos que possuam o sistema operacional Android. Porém, a expectativa da Prefeitura Municipal é de que este já seja liberado na próxima semana para sistemas iOS.

Para o download, basta acessar o Google Play e buscar por “Sentinela”. Quem tiver a ferramenta e estiver nas áreas da cidade monitoradas pelas câmeras, englobando tanto as vítimas ou testemunhas de algum delito ou outro ato criminoso, poderá através do aplicativo do celular, acionar o CIM da Prefeitura de Viana.

Atualmente, a cidade conta com quarenta câmeras que estão distribuídas nos mais diversos pontos dos catorze bairros e, ainda, em trechos da BR 262 que perpassa a cidade. É importante saber também que, quem for acionar a ferramenta ainda poderá relatar detalhadamente sua denúncia, bem como a localização em que esta foi realizada ou testemunhada.

Uma iniciativa interessante e que busca a participação ativa da população nas ações de segurança junto ao Centro Integrado de Videomonitoramento da cidade, acionando este em caso de necessidade e outros motivos legais a Polícia, o projeto garante ainda que preservará a identidade de quem eventualmente fizer alguma denúncia ou identificação.

Ainda, este aplicativo é importante no que se refere à interação do cidadão com o que acontece na cidade em termos de ações criminosas. Porém, não exclui em momento nenhum a utilidade do telefone 190, sendo que as ocorrências ainda podem ser registradas também por este canal.

Com este investimento, espera-se que a Prefeitura Municipal de Viana sirva de exemplo e que mais cidades invistam em infraestrutura e tecnologia para a área de segurança pública. Dessa forma, o celular se mostrou muito importante no que se refere ao cuidado dos espaços públicos e das pessoas envolvidas ali de forma mais eficaz e ágil.

Por Kellen Kunz

App Sentinela

Foto: Divulgação


Alguns aplicativos e ferramentas auxiliam na busca de smartphones perdidos ou roubados.

Com o crescente uso do smartphone, vem aumentando o número de usuários que acabam ficando sem o seu aparelho, seja por esquecê-lo em algum lugar ou por ter sido roubado. Além do grande prejuízo financeiro, já que os smartphones em sua grande maioria custam caro, há também o prejuízo profissional ou pessoal, pois juntamente com o celular o usuário perde suas informações, contatos, aplicativos e dados importantes.

O Google tem uma excelente ferramenta, que é o "Find My Phone", ou "encontre meu telefone". Para utilizar este serviço primeiramente você deve estar conectado a conta do Google na qual o seu smartphone está ligado. Será mostrado um mapa, no qual o seu aparelho será indicado exatamente onde estiver e com a possibilidade de fazer com que seu smartphone comece a tocar a música de chamada, facilitando assim que seja mais facilmente encontrado. Pode ser utilizado também no caso de ter esquecido onde deixou o aparelho em casa ou no trabalho. E acessando o Google Device Manager (www.google.com/android/devicemanager?hl=pt_BR) é possível travar o aparelho e também excluir todos os dados sigilosos que você tenha armazenado no smartphone.

Para aqueles que perderam um smartphone da Apple, uma das melhores soluções é o iCloud, capaz de rastrear o aparelho e mostrar ao usuário a localização exata do seu iPhone. Ao acessar a opção "Find My Phone" será possível conferir os dispositivos conectados àquela conta no iCloud, porém, só será possível utilizar esta ferramenta, quando o aparelho estiver locado no iCloud (www.icloud.com).

Para ambas as situações, o rastreamento do celular será possível somente se ele estiver ligado e logado, mas caso o celular esteja desligado ou a bateria chegue ao fim, é possível mesmo assim, efetuar o rastreamento do aparelho com a ajuda de um aplicativo, o Lookout (www.lookout.com/br/download), graças à tecnologia "signal flare". Mas você não saberá exatamente onde o aparelho se encontra, já que o aplicativo vai lhe mostrar a última localização do aparelho enquanto estava ligado, mas com certeza já é uma grande ajuda para você saber por onde iniciar a procura.

E tem ainda o aplicativo Cerberus que possibilita a localização do smartphone, além de permitir que o dono do aparelho possa apagar informações importantes e até bloquear o aparelho. Através do site oficial do aplicativo, você pode efetuar o download como também ter o controle do aparelho: www.cerberusapp.com.

Por Russel

Smartphones

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: