Modelo é destinado a smartphones com dez núcleos. O acréscimo de núcleos irá ajudar a reduzir a pouca durabilidade das baterias.

Foi anunciado pela empresa MediaTek, no dia 12 de maio, o lançamento oficial de um novo processador para smartphones, que foi batizado como nome de Helio X20. Este processador tem como novidade o fato de ser o primeiro modelo de modelo destinado a smartphones com dez núcleos, ou seja, o padrão anteriormente era os octa-core, agora já temos no mercado um novo produto deca-core.

Conforme as informações obtidas da empresa fabricante citada acima, esse aumento de núcleos neste processador em um smartphone não será sinônimo apenas de um aumento no poder de processamento do aparelho, mas, além disso, esse acréscimo de núcleos irá ajudar a reduzir um dos maiores problemas que todos os usuários de smartphones reclamam que é a pouca durabilidade da bateria destes modelos de telefones.

Para se ter uma ideia, a empresa fabricante, para facilitar o entendimento dos consumidores, afirmou que a inserção destes dois núcleos no processador de um smartphone funciona de modo análogo a duas marchas a mais em um veículo automotor.

De acordo com a fabricante, estes dois núcleos acrescidos neste novo processador terão também a função de dar aos smartphones maior eficiência energética, eficiência esta que giraria em torno de uma redução de até 30% a menos da bateria dos aparelhos celulares que forem projetados com este novo processador.

A empresa fabricante ainda revelou que para desenvolver este novo processador foi necessário realizar a separação dos núcleos de processamento em três grupos, sendo que o mais comum é separá-los em apenas dois grupos, sendo que no primeiro é o mais potente de todos e traz consigo outros dois núcleos rodando a uma velocidade de 2,5 GHz, a fim de facilitar a realização de tarefas que exigem maior capacidade de processamento dos aparelhos.

Já os outros dois grupos foram confeccionados com a presença de quatro núcleos cada totalizando os dez, sendo todos estes da marca ARM Cortex.

O Helio X20 vem ao mercado para substituir o Hélio X10, processador este que tem oito núcleos de processamento, que já é utilizado nos smartphones desde março deste ano. A expectativa da empresa é que este novo processador comece a ser inserido nos smartphones top de linha até o final deste ano.

Por Adriano Oliveira

MediaTek Helio X20

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: