Google está testando uma nova funcionalidade para o Google Now, seu assistente inteligente, Ele poderá fazer recomendações através do Foursquare.

Uma matéria publicada no The Verge, afirma que o Google está testando uma nova funcionalidade para o Google Now, seu assistente inteligente. A nova funcionalidade será voltada para smartphones do tipo Android e mostrará recomendações através do Foursquare.

O Google Now já e conhecido pelas suas dicas ao usuário, e parece que com a união com o Foursquare, o assistente ficará ainda mais completo.

Com as dicas, seria possível localizar lugares para comprar café, por exemplo.  Os usuários terão em mãos um excelente localizador, sem a necessidade de ter o Foursquare instalado no seu aparelho.

Mas a atualização parece que ainda não chegará a todos os usuários, sendo restrita somente para alguns modelos de Android. E ainda não há a informação se a funcionalidade será disponível para qualquer localidade ou somente para locais específicos.

Nenhuma das duas desenvolvedoras se pronunciou oficialmente sobre a união, mas um usuário americano do site VentureBeat, chamado Jordan Neovet, afirma que mesmo sem o aplicativo do Foursquare instalado em seu celular já consegue ter acesso as suas funcionalidades, através do Google Now, com dicas de restaurantes, cafés e até de parques próximos à sua localidade atual.

A novidade reviveu as especulações recentes, de que o Google pretende eliminar os outros aplicativos nativos do aparelho celular, fazendo com que o usuário utilize somente o núcleo de estratégias de pesquisa do Google. Com isso, o usuário teria muito mais informações e funcionalidades, sem a necessidade de sobrecarregar a memória de seu aparelho com diferentes aplicativos. É mais uma jogada da gigante da informática, para estar cada vez mais presente no cotidiano dos usuários.

É a tendência de aglutinar serviços, cada vez mais presente em diferentes áreas da tecnologia. Parece que no futuro teremos muito menos diversidade de aplicativos. Todos estarão integrados em um único serviço. Ao mesmo tempo que é prática, a iniciativa pode acabar com a concorrência, tão útil e que oferece tantas vantagens aos usuários.

Por Patrícia Generoso

Google Now  e Foursquare

Foto: Divulgação


Assistente de voz da Microsoft funcionará nos sistemas operacionais Android e iOS.

A Microsoft está expandindo cada vez mais suas tecnologias e pretende retomar um território hoje em dia dominado pelas plataformas iOS e Android. A bola da vez é a Cortana, a assistente virtual da empresa que vai chegar às plataformas concorrentes para disputar com a Siri, da Apple e o Google Now, assistente da Google que trabalha no Android.

Depois de anunciar que a Cortana também contará com voz masculina no Windows 10, a novidade de que a Cortana poderá operar em outras plataformas além do Windows Phone, deixou seus fãs entusiasmados. A parte ruim da novidade é que a assistente não será tão poderosa rodando em sistemas operacionais diferentes, isso se deve ao fato de que o sistema é mais bem integrado aos aplicativos que funcionam no sistema operacional de sua empresa original, assim como o Google Now, o que não quer dizer que não apareçam novidades na assistente.

Eric Horvitz, diretor de pesquisa da Microsoft, em entrevista à Reuters disse que o desenvolvimento do projeto trará melhorias, principalmente com o uso da inteligência artificial, Horvitz afirma que ela melhorará sua capacidade de ler e entender e-mails, além de coletar informações da nuvem.

Mas se você se entusiasmou com a notícia, terá que esperar mais um pouco, pois o lançamento da novidade está previsto para o fim de julho para aparelhos que usam Android e apenas no final de 2015 para o sistema IOS, da Apple. O sistema não estará disponível apenas para celulares, os tablets das marcas concorrentes também ganharão uma versão de Cortana. Ela poderá responder perguntas, marcar compromissos e todas as outras funções que suas concorrentes Siri e Google Now fazem, e aí, qual a mais simpática?

Companion App:

Outra novidade da empresa, o Companion App, aplicativo desenvolvido para o Windows 10 e que permite a interação direta com aparelhos móveis, também terá versões para as plataformas Android e iOS.

Por Tom Vitor de Freitas

Cortana para Android e iOS

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: