Cansado de ver a bateria do seu celular se esgotar mais rápido do que gostaria? Então uma novidade deverá interessá-lo. Pesquisadores da Nokia, empresa que teve muita força no mercado de celulares pré smartphones, desenvolveram uma bateria que pode durar 2,5 vezes mais do que os modelos atuais. A tecnologia é feita através de nanotubos de carbono, apresentando uma capacidade maior para armazenar energia em um mesmo volume.
A nova bateria, projetada através de pesquisas dos cientistas do Bell Labs, possui maior densidade de energia e eficiência, o que é obtido sem aumentar o tamanho e volume do componente. Essa questão é considerada central para os pesquisadores, uma vez que uma bateria pesada ou volumosa teria dificuldades de aceitação no mercado.
A revista especializada Nature Energy, que anunciou a novidade em um artigo, explica que a bateria possui em seu design lítio e os nanotubos de carbono. O item é projetado de maneira a eliminar eventuais focos de ineficiência, o que gera um aproveitamento extremo da energia.
Através deste design, projeta-se que a nova bateria apresentará um rendimento 2,5 maior do que uma bateria convencional do mercado. Além disso, a tecnologia permitirá uma recarga muito mais ágil do que as baterias convencionais.
O artigo da Nature Energy informa que o estudo realizou a comparação entre a bateria da Nokia e as atuais. O teste, feito com uma bateria de células de 480 Watts-hora por quilograma (Wh/Kg), medida de densidade, constatou que cada célula da bateria pode armazenar mais do que o dobro do desempenho das baterias de lítio que encontramos no mercado.
De acordo com a Nokia, a nova tecnologia será mais compatível com a nova geração de dispositivos móveis. Afinal, com as conexões cada vez mais necessárias e acesso às redes 5G, a demanda por energia em tablets, drones e celulares será ainda maior.
A marca finlandesa também informa que a nova tecnologia poderá somar aos automóveis elétricos, apresentando uma nova forma de projetar sua infraestrutura de geração e distribuição de eletricidade.
Não há, entretanto, uma previsão da Nokia de quando a bateria e outros produtos derivados desta pesquisa chegarão ao mercado.
– Desligue a bateria se não houver sinal: ao perceber que o celular está sem acesso à rede, o que ocorre muito na estrada, por exemplo, desligue o aparelho. Ao ficar sem sinal, o celular busca uma rede, o que aumenta a temperatura interna do dispositivo. Portanto, o melhor nessas situações é desligá-lo.
– Não coloque o aparelho em contato com fontes de calor: o aquecimento excessivo do celular é prejudicial para a sua maior durabilidade. Além de aumentar o gasto de energia da bateria, o calor pode proporcionar danos, como o empenamento da bateria. Por isso, evite deixar o celular em exposição ao sol, em locais quentes e em contato com outros aparelhos que produzam calor.
– Evite carregar o celular no carro ou no notebook: além de demorar mais tempo, o carregamento através de saída USB pode gerar dano em sua bateria, em função da oscilação de energia.
– Não utilize o celular enquanto ele está carregando: além de prorrogar o tempo para que a recarga seja concluída, utilizar o celular ligado à fonte de energia causa seu aquecimento, o que também pode danificar a bateria.
A Nokia Corporation foi fundada em 1865, na Finlândia. A empresa, que até 1960 produzia artigos diversos, como papel, pneus e artigos de borracha, entrou no mercado de telefonia em 1963. Em 2007, a empresa chegou a liderar o segmento de telefones móveis, ocupando, aproximadamente, 40% do mercado.
Corporação multinacional, no ano de 2017 a Nokia empregava mais de 100 mil pessoas em cerca de 100 países, apresentando receitas anuais de 12,73 milhões de euros.
Em 2014, a Microsoft assumiu a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia. Nos anos seguintes, smartphones da marca Nokia Lumia deixaram de ostentar o nome da corporação finlandesa. A empresa norteamericana, entretanto, não conseguiu confrontar as rivais mais estabelecidas no mercado, sabidamente a Samsung e a Apple.
Recentemente, a Nokia regressou ao mercado de celular, pretendendo resgatar a tradição da marca, famosa, inclusive, por ter baterias de longa duração.
Por Luís Fernando Santos
O Motorola Razr 40 combina um design elegante com tecnologia de ponta, tornando-o um dos smartphones mais desejáveis de sua… Leia Mais
Não existe desespero maior do que estar fora de casa, precisar muito utilizar o celular, e descobrir que ele está… Leia Mais
Exageros no uso do celular podem causar vício e consequências ruins para o organismo. Entenda mais e confira 6 dicas… Leia Mais
A chinesa Xiaomi fechou o ano de 2022 na terceira posição entre as marcas que mais venderam smartphones ao redor… Leia Mais
Novo lançamento da Samsung está previsto para fevereiro de 2023. Confira as informações que já foram vazadas. O lançamento do… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies