4G ou 5G: vale a pena embarcar na nova tecnologia?

Muitas dúvidas surgem com a chegada da nova tecnologia 5G ao Brasil, mas será que é preciso trocar o chip do celular?

A nova geração de internet, 5G, chegou ao Brasil recentemente e tem se tornado uma verdadeira fonte de dúvidas para as pessoas. Isso está ligado, principalmente, à necessidade de aderir imediatamente, abandonando o 4G, mas também ressoa em questões como a necessidade da troca de operadora, planos de telefonia móvel ou serviços que estão sendo usados no presente momento.

Assim, é interessante destacar de cara que a troca do SIM depende muito da empresa que está prestando o serviço de telefonia móvel. Portanto, é importante ficar atento às mudanças propostas por cada uma delas. É interessante afirmar que, em geral, esse tipo de tecnologia prioriza as aplicações industriais, como a questão da Internet das Coisas, de modo que é focada em aumentar a velocidade e também o processamento de informações, bem como possibilitar que atividades gerenciais sejam automatizadas. Assim, pessoas que precisam dessas características serão as principais a aproveitar os benefícios trazidos pela 5G.

Entretanto, consumidores comuns, que estejam apenas interessados em expandir a velocidade da sua rede móvel, também poderão garantir uma série de vantagens fazendo a troca da 4G para a 5G. Porém, em um primeiro momento, vale destacar que a captação de sinal continuará acontecendo de forma majoritária através das redes 4G. Assim, quem trabalha com recursos como streaming ou precisa de ferramentas que são usadas tempo real, conseguirá ter um bom custo-benefício fazendo a troca para 5G neste primeiro momento.

Retomando a questão da necessidade de mudança do chip para ter acesso à tecnologia, é interessante reafirmar que isso vai depender da prestadora de serviços. Por exemplo, a Claro oferece três modalidades distintas de 5G e apenas uma delas requer que o SIM seja substituído. Quando se fala sobre a Tim, não existe a necessidade de um chip exclusivo para a 5G em nenhuma das suas modalidades.

No que se refere â Vivo, é interessante ressaltar que a empresa oferecerá todos os tipos de conexão 5G sem fazer qualquer tipo de cobranças adicionais aos consumidores. Essa decisão é uma aposta para conseguir se diferenciar das demais do mercado e atrair cada vez mais clientes.

Por fim, é importante ressaltar que não foram divulgadas informações sobre as demais operadoras até o presente momento. Desse modo, é necessário esperar para saber mais sobre como elas vão se comportar frente à nova tecnologia. Além disso, ao procurar por uma das operadoras mencionadas é importante ter atenção às modalidades oferecidas e aos diferenciais de cada uma para conseguir encontrar o melhor plano de 5G para a sua realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *