Celulares mais vendidos no mundo em 2022

Apple e Samsung dominam a lista dos celulares mais vendidos do mundo em 2022.

A IDC realizou um levantamento baseado nas vendas de abril de 2022 para apontar quais são os smartphones mais vendidos do mundo ao longo deste período. De saída, é interessante ressaltar que os líderes do ranking pertencem à Apple, que é seguida de perto pela Samsung.

Assim, os dois primeiros lugares da lista são ocupados pelo iPhone 13 e pelo iPhone 13 Pro Max. O primeiro celular a pertencer a outra empresa na lista é o Galaxy A12, fabricado pela Samsung, que é seguido de mais um modelo da Apple, o iPhone 13 Pro. Por fim, fecha o top 5 o Galaxy A32. Os dados são da Counterpoint Research.

É interessante ressaltar que a Apple acumula um expressivo volume de vendas, que consiste em 4,2 bilhões de dólares somente nas unidades do iPhone 13. Desse valor, uma parte significativa foi conquistada durante o primeiro trimestre do ano. Quando se fala sobre a Samsung, combinando os valores das vendas dos dois aparelhos presentes no ranking, tem-se 3,6 bilhões de dólares, o que faz com que o iPhone 13, em todas as suas versões, possa ser compreendido como um dos celulares mais vendidos da história, juntamente com o seu antecessor, o iPhone 12.

Apesar dos fatos mencionados, é interessante ressaltar que a Samsung segue na liderança do mercado mundial. A empresa sul coreana possui 23,7% de participação somente no primeiro trimestre de 2022. A Apple, por sua vez, conta com apenas 18% e é seguida pela chinesa Xiaomi no ranking, que conta com 12,7%. De acordo com a consultoria Canalys, a venda dos smartphones ao longo de 2022 teve uma queda de cerca de 11% em relação ao mesmo período de 2021.

Leia também:  Moto E5 x Moto E5 Play - Diferenças, Características

É interessante ressaltar, entretanto, que os analistas responsáveis pela pesquisa não demonstram preocupação com essa queda. De acordo com eles, os primeiros meses do ano costumam ser menos movimentados quando se fala sobre a venda de smartphones. Além disso, alguns agravantes do contexto sócio-econômico podem ter contribuído para essa questão, como a guerra da Ucrânia, os lockdowns na China e também o aumento de preço dos dispositivos móveis, que sem dúvidas contribuiu para que o setor sentisse os impactos.

Além disso, é válido citar que os analistas também consideram a mudança de posição ocorrida entre Apple e Samsung algo bastante comum. Isso está ligado ao fato de que o pico de vendas da nova geração do iPhone, para os estudiosos, já passou uma vez que ele acontece logo nos lançamentos da marca. Desse modo, é natural que a Samsung esteja na primeira posição do ranking, visto que os seus principais modelos, tanto em termos de intermediários quanto em termos de top de linha, estão sendo lançados agora.

Desse modo, os 24% atingidos pela empresa se devem à chegada do Galaxy S22 e do Galaxy Ax3 (A03, A13, etc). Entretanto, não deixam de ser números bastante expressivos quando se pensa que a empresa em questão dominou quase ¼ do mercado, algo que representa um aumento da sua participação com relação ao ano de 2021. Esses números também se mostram muito positivos quando se pensa os primeiros meses do ano passado e representam um crescimento de 2%.

Apesar da queda, a Apple continua forte. A empresa, inclusive, em termos de porcentagem, acabou crescendo mais em vendas do que Samsung. Isso aconteceu porque enquanto no primeiro trimestre de 2021 a Apple mostrou 15% das vendas de smartphones, este ano a empresa conquistou 18%, o que contribuiu para aumentar ainda mais a sua força no mercado ainda que a temporada principal de vendas já tenha passado. Porém, é interessante ressaltar que com as vendas do iPhone SE 2022 em baixa, será bastante difícil para a empresa norte americana conseguir retomar a liderança das mãos da Samsung.

Leia também:  Samsung lançou a linha Galaxy Tab S

Smartphones mais vendidos do mundo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.