Google TV – serviço que combina streamings como Netflix, Amazon Prime, etc.


Google TV é como um agregador de streaming, onde os vários serviços que você assina (Netflix, HBO, Amazon Prime, etc). são listados num único lugar, com sugestão do que você assistir.

Os streamings se tornaram uma verdadeira febre. Desde o sucesso mundial da Netflix, que chegou ao Brasil em 2011 mas começou a se expandir mesmo a partir de 2013, especialmente em função da série House of Cards, várias outras empresas lançaram seus próprios serviços. Hoje, além da Netflix, temos à disposição o Amazon Prime Video, HBO Max, Disney Plus, Star Plus e Apple TV, por exemplo.


Em virtude da grande oferta, é recorrente ouvirmos por aí a já velha piada de que as pessoas passam mais tempo escolhendo um filme ou série do que assistindo a esses programas e, ainda, aquela sobre o sujeito decidir assistir a um filme em específico, mas não fazer ideia sobre em qual serviço de streaming ele está disponível. Para ajudar a resolver essas questões, o Google projetou o app Google TV, uma espécie de centralizador que pode ser instalado tanto no iOS quanto no Android, e dispõe de acesso à diferentes plataformas de streaming, assim, quando você procura um filme em específico no Google TV, ele te encaminha automaticamente para a plataforma na qual aquele filme está disponível.


Como funciona o Google TV?

O serviço já chegou ao Brasil, depois de alguns meses de espera e promessas por parte do Google. Se você pegar seu celular Android ou iOS agora, é bem possível que o app já esteja atualizado, uma vez que o Google trabalha com a ideia de usar o Google TV como uma espécie de substituto do Google Play Filmes e TV. Ao acessar pela primeira vez o app, você poderá selecionar de cara quais serviços de streaming assina, e o app, através do sistema de buscas do próprio Google, seleciona uma série de conteúdos dos streamings assinalados para apresentar na sua tela inicial.


Por exemplo, você assina, no momento, o Amazon Prime Video, Star Plus, Disney Plus e HBO Max. Ao acessar o app Google TV pela primeira vez, seleciona todas essas opções e, a partir disso, o próprio app prepara diversas listas diferentes com indicações de filmes e séries disponíveis nos streamings que você selecionou.


No teste que fizemos, ao assinalar as quatro opções de streamings mencionadas acima, o Google TV preparou várias listas. A primeira, destacando as séries mais populares de cada serviço: do Amazon Prime Video, a sugestão foi The Boys, cuja terceira temporada foi recentemente lançada; já do Disney Plus, as sugestões foram Cavaleiro da Lua e Obi-Wan Kenobi, estreias recentes do serviço; enquanto na HBO Max, o Google TV sugeriu o mega sucesso Euphoria e Pacificador, a série derivada do filme Esquadrão suicida, lançada em 2021. Só a lista inicial já te apresenta diversas opções relevantes que podem – e devem – entrar para a sua lista de programas a assistir.

Outra lista bastante curiosa é a denominada “Coleção com conteúdo sem nada de romance”, que traz como sugestão filmes como Malévola, do Disney Plus, Ex-Machina, disponível, atualmente, no Prime Video, e Kill Bill, clássico de Quentin Tarantino, disponível na HBO Max.

Ainda temos listas sobre séries de drama, de super-herói, filmes sobre vingança, filmes indicados ao Oscar, séries de suspenses, filmes de ficção científica, enfim, listas que, seguramente, vão agradar a diversos gostos.

Além de organizar a busca por séries e filmes e torná-la muito mais rápida, no Google TV é possível também comprar ou alugar filmes que ainda não chegaram ao streaming ou não fazem parte do catálogo daqueles serviços que você assina.

Além disso, é possível montar uma lista de interesses diretamente no app, clicando no ícone “Lista de interesses” no canto direito na parte de baixo da tela.

Como acessar o Google TV?

Se você, assim como nós, se empolgou com o Google TV, é muito fácil instalar o app em seu smartphone. Caso ele ainda não esteja instalado, basta abrir a Play Store, no Android, e buscar por “Google TV”. Uma vez encontrado, basta selecionar a opção “Instalar” e pronto, o app estará disponível ao alcance das suas mãos.

Além do smartphone, é possível acessar o Google TV na sua Smart TV e, além de encontrar seus filmes e séries muito mais rápido, você terá outras vantagens como comandos de voz através do Google Assistente, filtro para crianças, entre outras.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.