Como bloquear chamadas de telemarketing no celular


Aprenda a bloquear as incômodas chamadas de telemarketing em seu celular.

Um dos maiores incômodos da maioria das pessoas atualmente é o número de ligações recebidas todos os dias no celular para oferecer produtos, descontos e planos, através de centros de telemarketing. Desta forma, a situação tem causado muitos problemas para diversas pessoas, pois estas acabam sendo constantes e acontecem ao longo do dia, até mesmo podendo prejudicar ligações importantes esperadas pelo dono do aparelho.


Se você já se cansou de atender ligações de telemarketing oferecendo algo ou então fazendo propaganda de um produto específico e não quer mais receber este tipo de ligação todos os dias, continue lendo para saber como bloquear este tipo de chamada e se livrar deste incômodo em seus dias. Esta é uma ação simples que pode mudar muito o seu cotidiano, sem o recebimento de ligações insistentes. Confira a seguir!


Alguns aparelhos contam com uma função nativa que permite que o dono consiga bloquear este tipo de ligação insistente sem que seja necessário instalar outro aplicativo para tal. Entretanto, existem outros modelos que não fornecem este tipo de ação de forma nativa e, portanto, existem meios que podem facilitar que este procedimento seja feito.


Entretanto, atualmente, tanto os aparelhos Android como também os iOS já contam com algumas capacidades específicas, pois eles conseguem naturalmente identificar se a chamada que está sendo recebida é classificada como spam, e assim realizam esta filtragem para que o usuário possa não atender e em seguida tenha a chance de realizar o bloqueio do número que está incomodando.


De acordo com o Procedimento Operacional regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) as empresas precisam contar com um número específico para que possam assim ser identificadas. Desde este ano então, foi estabelecido que o telemarketing deveria usar o número 0303 para que fosse assim identificado pelos usuários de forma mais fácil. Assim, toda ligação que for feita pelos setores em questão é facilmente notada pelos usuários que poderiam assim bloquear ou então não atender este tipo de ligação.

Entretanto, para bloquear este tipo de ligação em seu aparelho Android, é fácil, basta acessar o aplicativo Telefone do Google, pois este tipo de recurso é nativo dos aparelhos que contam com este sistema. Ele ainda fornece a identificação de spam e possibilita que as chamadas sejam filtradas. Portanto, é fácil acessar o histórico e notar quais foram as chamadas em questão para realizar o bloqueio de fato. Veja como fazer:

  1. Acesse o aplicativo do telefone do celular, e entre em configurações
  2. Procure pelo identificador de chamadas e spam
  3. Clique na aba Filtrar chamadas de spam, e em seguida se for desejado pode também acessar a área de Ver código do autor da chama e spam, para que possa assim identificar claramente quem foi o autor da chamada indesejada.
  4. Em seguida, vá até a sua lista de ligações mais recentes no aplicativo, nesta será possível ver alguns contatos que estarão marcados como spam, em seguida, clique para abrir cada um deles e selecione a opção Bloquear, após isso não receberá mais chamadas do número.

No iPhone o procedimento é um pouco diferente, neste caso confira a seguir como é feito o bloqueio de chamadas, que também é feito por um recurso nativo do sistema operacional em questão. Confira!

  1. Entre na tela Ajustes, e em seguida clique em Telefone
  2. Desça a tela e procure peça opção Silenciar Desconhecidos
  3. Ao final, ative esta função em seu iPhone e não receberá mais ligações indesejadas

Se você deseja bloquear um número específico, é preciso até a sua lista de contatos e encontrar a opção desejada, e em seguida ir até a próxima tela ao clicar no número desejado e clicar em Bloquear este chamador.

Outra opção viável para os que não possuem o recurso ativo é o aplicativo Truecaller, ele identifica a chamada como spam com base no que outros usuários descreveram anteriormente, e assim consegue bloquear a chamada. Caso o número em questão não esteja ainda no sistema, você pode realizar o bloqueio e descrever a chamada como spam ou outra informação.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.