E-commerce por Whatsapp – em breve, novo botão para pedido pelo aplicativo


Whatsapp está preparando um botão que possibilita aos clientes realizar pedidos pelo aplicativo, abrindo possibilidade para e-commerce.

A equipe do WhatsApp segue trabalhando na criação de um novo recurso cuja finalidade está em tornar a rotina de quem vende por Whatsapp mais fácil: uma espécie de atalho destinado a direcionar todos os clientes diretamente ao chat de cada empresa voltado à tela dos pedidos para fornecer os bens e serviços, essencialmente abrindo a possibilidade de se ter um e-commerce diretamente dentro do Whatsapp.


Esta nova operação pode, já, ser testada pelos clientes no sistema Android pertencente ao Programa do Google Play Beta, onde está essa versão de testes do Whatsapp. De acordo com o portal digital especializado no serviço de atualizações para WhatsApp, o WABeta (Info), este atalho foi inserindo na versão chamada Beta 2.22.9 (12) deste aplicativo.


Conforme recente publicação, a idealização deste dispositivo que se agrega ao aplicativo gera um mapa de mensagens que se fixam sobre a planilha das ações do próprio chat, de modo a facilitar todo o processo de comunicação entre as contas corporativas pelo aplicativo.


No site que é fonte deste artigo há uma ilustração, em captura de tela, que demonstra claramente o atalho da solicitação de serviço permanece fixado pela versão beta de WhatsApp, no sentido de ser disponibilizado na próxima versão a ser estabilizada. Por ser um instrumento empresarial, este dispositivo agregado ao aplicativo será disponibilizado somente para as companhias que atuam pela versão dita “Business” do WhatsApp, o qual também libera mais operacionalidades que automatizam, classificam e dão retorno quase imediato às mensagens dos usuários.


Assim, cada cliente que desejar fazer uma compra deverá seguir o tutorial abaixo, que exibe cada fase do acesso:

  1. Acessar a própria conta comercial da empresa pela qual deseja efetuar a aquisição de um bem, ou serviço;
  2. Acionar, por meio de click, o ícone que está anexo ou acionar o link na barra do texto;
  3. Acionar pelo click o atalho que diz: Pedir, que estará na cor verde, junto do ícone da comanda;
  4. Assim que a solicitação for direcionada para a página seguinte, aparecerá a mensagem: Criar Pedido, da companhia. A partir deste ponto, cada solicitante poderá consultar à vontade o portfólio de serviços e produtos da rede, passear pelo site da empresa, tendo tempo de escolher os produtos que deseja; o modo de efetuar o pagamento e o modo de encaminhar a solicitação da compra em questão.

Trata-se de quatro fases bastante simples. Hoje a utilização do aplicativo é indispensável a toda a população, para o cotidiano dos cidadãos e para os negócios, pois, basicamente, todo mundo se comunica pelo WhatsApp, direta ou indiretamente. Deste modo, esta nova modalidade de solicitação de serviços vai sendo agregada ao dia a dia das pessoas, as quais vão aprendendo a utilizá-la aos poucos.

Vale fazer um destaque final. Dado que esse tipo de atualização segue em constante processo de evolução, no sentido de garantir maior praticidade, com o tempo, aos usuários. Sobre o novo ícone, entretanto, ainda não é possível visualizar o mesmo, estando oculto até para os testadores Beta, por estar em fase final de desenvolvimento. Não foi divulgada, até o momento, a data certa de sua liberação na rede como atalho novo, mas, nesse interim, todas as solicitações de serviços, via WhatsApp, segue sendo efetuadas na modalidade padrão, atual, ou seja, encaminhando os pedidos via chat normal, ao mesmo tempo em que você segue escolhendo o que deseja pela navegação no site da empresa, verificando o catálogo ou cardápio dos produtos disponíveis nos portais em aberto, ou pelos links que as empresas encaminham pelo chat do aplicativo.


Foto: reprodução do botão de pedido, do site Wabetainfo.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.