Carregador USB-C obrigatório na Europa, incluindo iPhone


União Europeia decide pela padronização do carregador tipo USB-C para eletrônicos, não só celulares, como também notebooks

Nesta última semana aconteceu mais uma conferência anual da Apple, a WWDC 2022, usada pela marca para divulgar aos seus fãs e usuários os produtos e o novo sistema que chegará em breve para estes. Mas estas não são as únicas novidades referentes a marca desta semana, e ao que parece, existe uma grande preocupação desta nos bastidores.


Isso porque a porta USB-C agora será o padrão utilizado depois de uma decisão por parte da União Europeia, e nestas localidades os modelos deverão adotar este tipo de porta. Sendo assim, todos os celulares que forem comercializados nos países que fazem parte do bloco deverão contar com esta entrada, e isso se estende também ao iPhone, que há anos conta com um modelo de porta diferenciado dos demais aparelhos que estão no mercado, a Lightning. E justamente esta mudança logo após as novidades serem divulgadas é que preocupa a marca.


Vale destacar, a discussão a respeito da padronização dos modelos de porta não é uma novidade, é algo que vem sendo discutido e levado em consideração há algum tempo antes que esta decisão final fosse tomada. Assim, a União Europeia vem há muito tempo levantando a questão, para que haja esta padronização para coma conexão para recarga dos celulares e demais aparelhos, este processo está acontecendo já faz cerca de uma década. Ainda Em 2009 a Comissão Europeia havia chegado a uma conclusão para estabelecer um acordo, que iria se estender a 15 países fabricantes, para que houvesse assim um uso padronizado do micro-USB, mas não houve um entendimento completo neste momento a respeito da situação.


Mas depois de tantas idas e vindas, finalmente a União Europeia conseguiu chegar em uma decisão final a respeito da padronização dos cabos que devem ser usados em todos os aparelhos celulares. Então, ficou estabelecido que a partir da última terça-feira (7) seria necessário que todos adotassem a USB-C como a padrão. E desta forma, as empresas que se utilizam de qualquer outro tipo de porta, inclusive a Apple, deveriam então seguir a orientação definida nesta decisão. Todos os tablets e celulares agora que serão comercializados na região obrigatoriamente devem contar com a porta USB-C. Os fabricantes terão um prazo para aderir a isso, e de acordo com o que foi divulgado terão até o último trimestre de 2024 para tal.


Não somente os celulares e tablets serão afetados por esta decisão. De acordo com o que foi estabelecido, outros aparelhos como ebooks, fones de ouvido, videogames portáteis e outros também precisam se adequar para que consiga então ser comercializados contando com a porta USB-C. Sendo assim, o prazo para todos será o mesmo. Entretanto, outros aparelhos, como no caso dos notebooks, receberam um pouco mais de prazo para se adaptar à nova realidade estabelecida, neste caso, estes terão 40 meses assim que a lei entrar em vigor.

Vale destacar, é preciso que a nova legislação em questão que foi aprovada pela União Europeia ainda passe por alguns momentos distintos. Será necessário, ainda, que o Parlamento e o Conselho da União Europeia aprovem para que assim passe a valer de fato.

Entretanto, vale mencionar que de acordo com o anúncio oficial que foi realizado nesta semana, ficou aparente que estas questões são apenas uma formalidade, e que isso deverá ser concluído em breve. Na prática, a partir de agora já estará valendo a mudança em questão. Desta forma, ao que tudo indica, a Apple não poderá manter a porta Lightning em seus aparelhos mais, pelo menos na Europa, e deverá se adaptar à realidade nova. Sendo assim, com o novo anúncio desta semana, é preciso que a Apple adote medidas para conseguir adequar seus aparelhos na região sem que seus consumidores acabem sendo prejudicados.

E isso pode ser um problema e causar atrasos num momento em que as cadeias de suprimento globais estão com falta generalizada de insumos. A ver. De todo modo, até mesmo a Apple Brasil oferece carregadores do tipo USB-C em seu site, assim como cabo.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.