Como usar SOS no seu smartphone para pedir ajuda em caso de assalto ou outro per


Saiba como ativar a função SOS no seu smartphone se você estiver sendo assaltado ou passando por outra emergência

O Brasil, infelizmente, tem apresentado altas taxas de violência nos últimos anos: somente a cidade de São Paulo registrou, em média, cerca de vinte mil casos de roubo por mês no ano de 2021, número que dá a dimensão da insegurança vivenciada pelos brasileiros, especialmente aqueles que vivem nas grandes cidades. Por isso, adotar, em nosso dia a dia, medidas simples pode ser uma boa medida para tentar aumentar a segurança, e uma dessas medidas pode estar em seu smartphone.


Como sabemos, os celulares são, na atualidade, quase extensões do corpo humano, uma vez que nos auxiliam a realizar diferentes tarefas em nosso dia a dia, tais como usar aplicativos para se deslocar de um lugar a outro, pagar boletos, ouvir músicas, assistir a filmes e séries, além de, claro, navegar nas redes sociais e interagir com os amigos. Mas, o que nem todo mundo sabe é que os celulares podem se tornar também ferramentas para a nossa segurança: falamos aqui especificamente da função conhecida como SOS, presente em diferentes modelos de smartphones. Este recurso permite ao usuário enviar uma mensagem SOS, ou seja, um pedido de ajuda, para contatos previamente selecionados, informando a localização do smartphone.


Para ativar esse recurso, uma vez que ele já esteja programado no celular, basta pressionar repetidas vezes o botão na parte lateral do aparelho. Após esse procedimento, o dispositivo aguarda em torno de dez segundos para realizar o envio da mensagem SOS na qual está informada a localização do smartphone, um áudio curto e, inclusive, imagens capturadas pela câmera do celular a partir do momento em que o botão lateral for acionado. Além disso, uma vez que o botão SOS estiver ativado, a pessoa que estiver listada como contato de emergência do dono do smartphone seguirá recebendo atualizações sobre o local onde está o celular.


A seguir, vamos mostrar a você como ativar esse recurso em seu aparelho. É importante lembrarmos que o tutorial apresentado a seguir foi elaborado a partir de um smartphone Samsung, por isso, caso você possua um aparelho de outro modelo, mesmo sendo Android, as configurações podem variar. Já dispositivos com sistema iOS funcionam de outra maneira.


Vamos lá então descobrir como ativar a função SOS em smartphones com sistema Android:

1) O primeiro passo é encontrar o ícone das “Configurações” no aparelho, e clicar nele. Este ícone, no sistema Android, parece com uma espécie de engrenagem, caso você não se lembre;


2) Após adentrar nas configurações do aparelho, encontre os “Segurança e emergência”, e selecione essa opção;

3) Em seguida, busque pela opção “Enviar mensagens SOS”, localizada bem abaixo;

4) Após localizar a opção, ative-a. Uma vez ativada, é preciso ainda selecionar o número de vezes que a tecla lateral precisa ser pressionada para as mensagens começarem a ser enviadas, se três ou quatro vezes. Feito isso, é possível ativar também as opções de anexar fotos tiradas tanto com a câmera traseira ou frontal, e áudios de até 5 segundos;

5) Ativados esses recursos, procure pela opção “Enviar mensagens para”, e escolha, entre seus contatos, aqueles que receberão as mensagens SOS quando o botão for pressionado.

Realizados esses procedimentos, o botão SOS de seu smartphone Android estará ativado e será possível, em caso de perigo, acioná-lo para pedir ajuda sem chamar muita atenção. É importante também avisar aos seus contatos de emergência que eles estão em sua lista, assim as pessoas poderão se preparar para, uma vez que recebam um chamado seu, possam agir rapidamente e acionar a polícia.

Lembramos sempre que, em caso de assalto, a polícia orienta a não reagir e nem realizar movimentos bruscos. Portanto, se for possível, acione o botão SOS em seu celular e espere pela ajuda.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.