Celular intermediário x topo de linha – diferenças, qual vale a pena?


Confira aqui as principais diferenças e qual vale mais a pena: Celular intermediário ou topo de linha.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenciações dos celulares, que são divididos em três categorias: básica, intermediária e top de linha. Essas dúvidas se tornam ainda mais recorrentes quando se pensa a categoria dos intermediários e a dos top de linha. Assim, o presente artigo tem como objetivo esclarecer quais são as diferenças entre ambos.


Dessa forma, o consumidor será capaz de tomar uma decisão mais consciente e fazer uma escolha que realmente se adequa às suas necessidades, conseguindo um bom custo benefício ao trocar o seu smartphone.


Primeiramente, vale ressaltar que os celulares conhecidos como intermediários apresentam melhorias expressivas em relação aos modelos básicos quando se fala sobre ficha técnica e recursos extras. Desse modo, alguns chegam a ser capazes de rodar aplicativos mais pesados, como jogos com gráficos um pouco mais exigentes.


Além disso, os celulares intermediários são alguns dos mais populares entre os consumidores devido ao seu bom custo benefício. Desse modo, não é incomum encontra-los nas listas de mais vendidos dos principais sites voltados para tecnologia.


Em termos de características, é possível reconhecer um celular intermediário devido ao seu processador, que em geral é um octacore e possui núcleos mais rápidos. Em geral, eles são superiores a 1,8GHz. Além disso, no que se refere à memória RAM, ela precisa ser de, no mínimo, 4GB para que um aparelho possa pertencer à categoria de intermediário.

O armazenamento interno também é um aspecto essencial e ele precisa começar em pelo menos 32GB. Entretanto, atualmente existem intermediários que possuem 64GB e 128GB de armazenamento. Além disso, não é incomum que estes aparelhos tenham a possibilidade de expandir a memória com o uso de um cartão microSD.

Outras características podem ajudar neste tipo de diferenciação, como é o caso da tela. Em geral, os displays dos celulares intermediários possuem resolução Full HD e são ideais para as pessoas que gostam de assistir a vídeos através dos seus telefones. Entretanto, é importante destacar que isso não é uma regra e algumas fabricantes optam por oferecer uma resolução um pouco inferior, a HD+.

Além disso, as pessoas que valorizam coisas como a fotografia têm tudo para se sentir satisfeitas com os modelos intermediários, visto que as marcas estão realizando cada vez mais investimentos no sentido de fornecer bons conjuntos, tanto de câmeras traseiras quanto de câmeras fronteiras. Outro recurso que tem se tornado comum nos intermediários é diversidade de lentes.

Partindo para os telefones que pertencem à categoria premium, ou top de linha, se mostra válido destacar que estes contam com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia no mercado da telefonia móvel. Porém, exatamente devido a este fator, possuem um custo bem mais elevado que o dos intermediários, o que pode afastar alguns consumidores.

Para quem está procurando por excelência e pelas melhores performances do mercado, independente do peso dos aplicativos usados, os celulares premium são a categoria ideal. Eles possuem pelo menos 6GB de memória RAM e alguns aparelhos chegam a números muito maiores do que isso. Além disso, a presença dos melhores processadores das suas respectivas gerações é algo recorrente. Um que se destaca nesse sentido é o Snapdragon da série 800.

Em termos de memória interna, vale pontuar que os telefones top de linha começam em 128GB e podem chegar a muito mais. Em geral, eles também oferecem a possibilidade de expansão com um cartão de memória. Portanto, devido a essas configurações, eles se tornam perfeitos para as pessoas que precisam fazer um uso mais pesado do celular no cotidiano ou mesmo para aquelas que gostam de jogos com gráficos mais elaborados.

Diante dos pontos destacados, você já sabe o suficiente para fazer a sua escolha de smartphone.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.