Como transmitir a tela do smartphone na TV?



Confira como transmitir a tela do smartphone na sua TV.

Quantas vezes você já quis melhorar a sua experiência no uso de algum aplicativo do seu smartphone? É comum sempre buscarmos formas cada vez mais confortáveis e proveitosas de utilização das tecnologias disponíveis em nossos aparelhos móveis.

Com certeza foi pensando nisso que as empresas desenvolveram o recurso de espelhamento da tela dos smartphones diretamente para as TVs. E se você ainda não sabe como fazer isso, continue lendo que vamos te ensinar.



A tecnologia que permite esse espelhamento é chamada de Miracast, porém, provavelmente, você vai encontrar um nome diferente no seu dispositivo, já que cada fabricante trabalha com uma nomenclatura diferente. Nos aparelhos da Samsung você vai encontrar como Screen Mirroring; a fabricante LG trabalha com o nome Screen Share; já os aparelhos da Xiaomi o recurso está descrito como Cast. Mas, se você possui um iPhone, onde o sistema operacional é o IOS, você irá encontrar como AirPlay.

Independente do fabricante e do nome, a função é a mesma. Se você tem um aparelho que possua a versão do Android a partir de 4.2 a função pode ser localizada através de um ícone na central de atalhos, geralmente este ícone terá a imagem miniatura de uma TV.



Localizando o ícone, o processo é bastante simples, basta clicar sobre ele e aguardar até que a sua TV apareça na lista de dispositivos disponíveis para conexão. Caso isso não aconteça, é importante que você consulte a ficha técnica da sua televisão e confirme que ela suporta essa tecnologia. Após selecionar a sua TV no smartphone, espere um pouco até que a solicitação de conexão de dispositivo móvel seja mostrada na sua TV. Faça a autorização com o seu controle remoto e pronto, a tela do seu aparelho será espelhada na sua televisão. Além disso, se o que você deseja transmitir é um vídeo do YouTube, por exemplo, a própria plataforma oferece a opção enquanto você está assistindo no smartphone, trata-se de um ícone localizado no canto superior direito da tela, chamado Cast to.

Leia também:  Samsung Galaxy Note 7 conta com mais segurança para os usuários

Agora, se a sua televisão não possuir a tecnologia Miracast, existem outras opções que permitem o uso desse recurso. Um deles é através de um Chromecast, que possibilita a “conversão” de uma TV com entrada HDMI em uma Smart TV. Dessa forma, através de uma conexão wifi entre o seu smartphone e o Chromecast, é possível transmitir a tela do aparelho para a televisão. Contudo, é importante ressaltar que a função de espelhamento desse acessório não é compatível com iPhone ou iPad.

Porém, se nenhuma das duas formas apresentadas é uma opção para você, não se preocupe, ainda existe o bom e velho HDMI. Não se engane, essa forma de espelhamento, através da utilização de cabos nos padrões SlimPort ou MHL, possui várias vantagens, como o suporte a altas resoluções (até 8k) e áudio surround 7.1, o que proporciona ao usuário uma experiência de maior qualidade. Além disso, você pode encontrar um cabo MHL a partir de R$30,00, diferentemente do Chromecast, que custa acima de R$100,00. Como nem tudo são flores, essa forma de transmissão não permite a execução de vídeos armazenados em seu smartphone, pois ele não funciona com arquivos. Logo, é uma forma eficiente, entretanto, limitada e não tão prática.

Viu só como é simples transmitir a tela do seu smartphone na sua TV? No entanto, se o seu objetivo é praticidade, sem dúvida, o recurso Miracast disponível nas Smart Tvs é a forma mais indicada e conveniente para você. Mas tanto o Chromecast quanto a utilização de cabos são capazes de proporcionar a mesma funcionalidade com um investimento bem mais baixo do que uma aquisição de uma Smart Tv.

Por Maria Leilane Azevedo de Souza

Transmitir a tela do Smartphone na TV

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *