Papéis de parede podem fazer o celular travar



Quem não gosta de um belo wallpaper na tela de seu celular, tablet ou notebook? Seja uma foto do pôr do Sol, uma cachoeira, fotos de sua família ou até mesmo personagens queridos de suas séries, filmes ou animes deixa qualquer celular com a sua cara não é mesmo?

Mas e se esse wallpaper for o motivo de seu celular estar travando?



Foi isto que alguns usuários relataram durante os últimos dias.

O que foi o bug?



Um usuário postou em seu perfil no Twitter um relato do que estava acontecendo em seu celular após definir a imagem como plano de fundo.

A imagem nada mais é do que um pôr do Sol com montanhas e várias nuvens, aparentemente nada nocivo se guardada apenas na galeria ou no Google Fotos.

No entanto, ao defini-la como wallpaper do celular, ela ultrapassa o limite de cores do Android, sobrecarregando-o e fazendo com que ele reinicie toda hora, não saindo da zona de bloqueio e não permitindo interferências.

Por quê? O espaço de cores RGB (sigla para vermelho, verde e azul – red, green e blue respectivamente em inglês), não é suportado até o Android 10 e possui um espectro de cores mais amplo que o sRGB, no entanto, a imagem utilizava necessariamente esse espectro o que dava a tonalidade vibrante da imagem.

Já ao testar a imagem no Android 11, ela não deu esse bug (erro), pois o sistema consegue converter as cores para o SRGB. Portanto, não apenas essa imagem, como qualquer um em que fosse utilizado o sistema RGB em um Android que não seja a versão 11 daria esse mesmo problema.

Leia também:  Nokia Lumia 2520 - Novo tablet lançado no Brasil

O que fazer caso acidentalmente eu coloque uma imagem RGB como wallpaper?

Inicialmente existe uma opção para não perder seus dados e configurações do dispositivo que é iniciar o celular no modo de segurança (ou boot como dizem) e excluir a imagem.

No entanto, alguns celulares como um Motorola Moto G5 por exemplo, não apresentam a opção de boot, portanto, a única opção viável é formatar seu dispositivo, perdendo assim todos os seus dados e configurações.

Como saber se minha imagem está dentro do espectro sRGB?

Para saber se a sua imagem é segura, é recomendado baixa-la de fontes confiáveis como bancos de imagens gratuitos, alguns exemplos são:

  • Unsplash;
  • Freepik;
  • HubSpot;
  • Flickr;
  • Canva.

Além disso, existem alguns aplicativos disponíveis na loja de seu dispositivo com imagens gratuitas para download, alguns inclusive já vem com a opção para inseri-la como plano de fundo.

Outra opção é, ao querer ter alguma imagem como plano de fundo independente do local em que viu ela, seja no Facebook, Twitter, entre outros, basta tirar um print da imagem, recortá-la até que esteja visível somente a imagem e coloca-la como wallpaper.

Mas e se mesmo assim eu quiser saber se a imagem é ou não confiável? Existem alguns aplicativos para celular em que é possível converter uma imagem para qualquer espectro de cor possível.

Outra opção é salvar a imagem em seu celular, transferi-la para o computador ou notebook que tenha o Photoshop instalado e conferir se a imagem está no sistema sRGB ou RGB. Caso esteja na segunda opção, o programa permite que você salve a imagem em sRGB.

Feito isso, basta transferir a imagem novamente para o dispositivo, de preferência na pasta da galeria ou mesmo no aplicativo de nuvem que utilize como o Google Drive que já vem previamente instalado em dispositivos Android e, após o procedimento, baixe a imagem em seu dispositivo.

Leia também:  Nokia - Vendas de smartphones

Portanto, evitem baixar imagens de fontes não confiáveis e procure sempre um banco de imagens gratuito seja na Internet ou na loja de aplicativos de seu celular. Mas, caso ainda queira confirmar, tenha um Photoshop em seu computador e faça o teste.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *