Bateria que dura mais da Nokia





A Nokia desenvolveu uma bateria que pode durar 2,5 vezes mais do que os modelos atuais. A tecnologia é feita através de nanotubos de carbono, apresentando uma capacidade maior para armazenar energia em um mesmo volume.

Cansado de ver a bateria do seu celular se esgotar mais rápido do que gostaria? Então uma novidade deverá interessá-lo. Pesquisadores da Nokia, empresa que teve muita força no mercado de celulares pré smartphones, desenvolveram uma bateria que pode durar 2,5 vezes mais do que os modelos atuais. A tecnologia é feita através de nanotubos de carbono, apresentando uma capacidade maior para armazenar energia em um mesmo volume.

A nova bateria, projetada através de pesquisas dos cientistas do Bell Labs, possui maior densidade de energia e eficiência, o que é obtido sem aumentar o tamanho e volume do componente. Essa questão é considerada central para os pesquisadores, uma vez que uma bateria pesada ou volumosa teria dificuldades de aceitação no mercado.




A revista especializada Nature Energy, que anunciou a novidade em um artigo, explica que a bateria possui em seu design lítio e os nanotubos de carbono. O item é projetado de maneira a eliminar eventuais focos de ineficiência, o que gera um aproveitamento extremo da energia.

Através deste design, projeta-se que a nova bateria apresentará um rendimento 2,5 maior do que uma bateria convencional do mercado. Além disso, a tecnologia permitirá uma recarga muito mais ágil do que as baterias convencionais.


O artigo da Nature Energy informa que o estudo realizou a comparação entre a bateria da Nokia e as atuais. O teste, feito com uma bateria de células de 480 Watts-hora por quilograma (Wh/Kg), medida de densidade, constatou que cada célula da bateria pode armazenar mais do que o dobro do desempenho das baterias de lítio que encontramos no mercado.

De acordo com a Nokia, a nova tecnologia será mais compatível com a nova geração de dispositivos móveis. Afinal, com as conexões cada vez mais necessárias e acesso às redes 5G, a demanda por energia em tablets, drones e celulares será ainda maior.

A marca finlandesa também informa que a nova tecnologia poderá somar aos automóveis elétricos, apresentando uma nova forma de projetar sua infraestrutura de geração e distribuição de eletricidade.

Não há, entretanto, uma previsão da Nokia de quando a bateria e outros produtos derivados desta pesquisa chegarão ao mercado.

Hábitos para aumentar a vida útil de suas baterias:

– Desligue a bateria se não houver sinal: ao perceber que o celular está sem acesso à rede, o que ocorre muito na estrada, por exemplo, desligue o aparelho. Ao ficar sem sinal, o celular busca uma rede, o que aumenta a temperatura interna do dispositivo. Portanto, o melhor nessas situações é desligá-lo.

– Não coloque o aparelho em contato com fontes de calor: o aquecimento excessivo do celular é prejudicial para a sua maior durabilidade. Além de aumentar o gasto de energia da bateria, o calor pode proporcionar danos, como o empenamento da bateria. Por isso, evite deixar o celular em exposição ao sol, em locais quentes e em contato com outros aparelhos que produzam calor.

– Evite carregar o celular no carro ou no notebook: além de demorar mais tempo, o carregamento através de saída USB pode gerar dano em sua bateria, em função da oscilação de energia.

– Não utilize o celular enquanto ele está carregando: além de prorrogar o tempo para que a recarga seja concluída, utilizar o celular ligado à fonte de energia causa seu aquecimento, o que também pode danificar a bateria.

A Nokia

A Nokia Corporation foi fundada em 1865, na Finlândia. A empresa, que até 1960 produzia artigos diversos, como papel, pneus e artigos de borracha, entrou no mercado de telefonia em 1963. Em 2007, a empresa chegou a liderar o segmento de telefones móveis, ocupando, aproximadamente, 40% do mercado.

Corporação multinacional, no ano de 2017 a Nokia empregava mais de 100 mil pessoas em cerca de 100 países, apresentando receitas anuais de 12,73 milhões de euros.

Em 2014, a Microsoft assumiu a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia. Nos anos seguintes, smartphones da marca Nokia Lumia deixaram de ostentar o nome da corporação finlandesa. A empresa norteamericana, entretanto, não conseguiu confrontar as rivais mais estabelecidas no mercado, sabidamente a Samsung e a Apple.

Recentemente, a Nokia regressou ao mercado de celular, pretendendo resgatar a tradição da marca, famosa, inclusive, por ter baterias de longa duração.

Por Luís Fernando Santos

Bateria



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *