Como identificar Apps falsos na Google Play




Saiba como proteger seu dispositivo Android de aplicativos maliciosos.

A Google Play Store disponibiliza diariamente centenas de aplicativos para dispositivos Android e iOS.

Segundo estatísticas feitas no final de 2018, seu acervo contava com mais de 2,1 milhão de aplicativos.


Opções é o que não faltam na Play Store, há aplicativos para todos os gostos e idades, além disso, todos os dias sempre tem algo interessante para baixar, o que desperta ainda mais o interesse do usuário.

Contudo, neste paraíso dos aplicativos, também se escondem softwares maliciosos, desenvolvidos por hackers, com o objetivo de coletar informações do usuário.

Segurança

Esses programas são capazes de abrir portas de entrada no seu dispositivo, por onde alguém mal intencionado, poderia coletar todo o tipo de informação do aparelho.


Imagine uma pessoa que guarda informações sigilosas no smartphone, como por exemplo: a senha do cartão de crédito, o número da conta bancária ou os dados pessoais.

Uma forma de se proteger desse tipo de software malicioso é optar por aplicativos populares.

Observe a data de lançamento do app e o número de downloads.

Aplicativos recém-lançados e com número pequeno de downloads têm uma grande chance de conter bugs, ou seja, defeitos presentes no software.

Esses defeitos são perfeitamente capazes de camuflar vírus, e o bug ou travamento do aplicativo, nada mais é do que uma tentativa de invasão no sistema Android, o que acaba por provocar o congelamento de tela, exibindo a mensagem de que o aplicativo parou.

A Google Play Store costuma recomendar aos usuários aplicativos que têm um maior destaque em sua loja, o que dá mais confiabilidade na hora de fazer o download.

A loja conta ainda com o Google Play Protect, que verifica todos os aplicativos antes de disponibiliza-los para os usuários, realizando diversos testes de segurança.

Os desenvolvedores que violarem as suas políticas são suspensos.

A Google faz o que é possível para evitar aplicativos ruins, mas mesmo assim, caberá a você decidir se instalará ou não um app suspeito.

Aplicativos mais antigos favorecem a presença de comentários e são uteis na avaliação de um software.

Na área de reviews, os usuários costumam postar suas opiniões sobre o app, apontando as qualidades e defeitos do mesmo.

O índice de ranqueamento do aplicativo é uma ótima referência para analisar a confiabilidade do software, geralmente ele é expresso em números, e uma nota boa ficará acima de 3,9 de aprovação, todavia fique atento com notas abaixo desse valor.

Desconfie de aplicativos que requerem acesso à agenda telefônica sem qualquer motivo ou de editores fotográficos que solicitam automaticamente o envio e recebimento de SMS por você.

Em caso de suspeita, desinstale-o imediatamente, e se possível, denuncie o mesmo na loja de aplicativos.

Instale um antivírus leve em seu smartphone, pois a maioria costuma devorar muitos recursos do sistema.

Faça varreduras periódicas em seu aparelho a cada dois dias, por exemplo.

Normalmente, os antivírus consomem muita memória RAM do aparelho, pois ficam rodando no plano de fundo, e no caso de um modelo mais modesto, a tendência é de que ele fique bem mais lento.

Portanto, o antivírus é uma recomendação indicada para aparelhos mais potentes.

Utilize apenas as lojas oficiais para a realização de downloads.

Evite lojas não oficiais, pois as mesmas são famosas por possuírem repositórios de apps com malware.

Se necessitar baixar um app em formato APK, utilize a ferramenta Metadefender para fazer uma varredura inicial no arquivo antes de instalar.

Evite fazer processo de root em seu aparelho, pois isso tornará o sistema mais vulnerável ao ataque de um cyber-criminoso.

É importante salientar, que a Google Play tem muito a oferecer quando o assunto é aplicativos, porém nem todos esses softwares são bem intencionados, e caberá ao usuário final usar o bom senso na hora da instalação.

Por Defilho

Google Play



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *