Celular Roubado – Como bloquear o IMEI



  

Saiba o que fazer se tiver seu celular roubado e como proceder para bloqueá-lo.

Muitas pessoas estão em busca dos melhores celulares hoje em dia. E isso é bem compreensível, já que normalmente as pessoas desejam acompanhar a tecnologia. E, por isso, muitas marcas estão lançando diversos aparelhos modernos e com alto padrão e, consequentemente, esses mesmos aparelhos possuem um valor alto. É claro que não devemos nos privar de ter um aparelho moderno, principalmente se tivermos condição de adquiri-lo. Mas, infelizmente o número de roubos está crescendo a cada dia, e existe também um comércio paralelo de aparelhos furtados, o que aumenta ainda mais o número de bandidos atrás de aparelhos modernos.

Veja neste texto como proceder em caso de roubo, bloqueando o IMEI do celular.

O que é IMEI?

O IMEI é a identificação do celular. Sua tradução correta é Identificação Internacional de Equipamento Móvel. É com essa informação que o usuário pode bloquear o celular e dificultar a vida do bandido caso ele tente passar esse celular para frente. Essa informação normalmente fica colada na bateria do seu aparelho. Se tiver dificuldade em achar essa informação, o ideal é usar a segunda forma de obter este número que é digitando no seu aparelho o seguinte código *#06#. E vale lembrar que devemos ter esse número guardado em um local seguro, se o aparelho for roubado, imediatamente é preciso recorrer a essa informação para bloqueá-lo.

Qual a primeira coisa a ser feita depois do celular ser roubado?

A primeira medida a ser feita depois que temos o celular roubado é ir a uma delegacia e fazer o Boletim de Ocorrência. Dessa forma você vai registrar o dia, horário e local onde teve o celular roubado. Caso o bandido consiga usar seu aparelho para cometer algum crime, você já provou que esse aparelho não está mais em suas mãos. E com o Boletim de Ocorrência em mãos é mais fácil o bloqueio do IMEI do seu celular.

Ligue para sua operadora

Ligar para sua operadora é o segundo passo que deve ser feito. Você deve conversar com o atendente do setor de cancelamentos e explicar o ocorrido de forma detalhada e passar para ele que foi feito um Boletim de Ocorrência. Para comprovar que você realmente fez um BO, o atendente vai pedir que o mesmo seja enviado por E-MAIL.

Como é feito o bloqueio do IMEI?





Depois que a operadora é comunicada sobre o roubo e ela confirma que essa informação é real, ela faz esse bloqueio imediatamente. Por isso é fundamental passar todos os dados que o atendente da operadora pedir. Essas informações são necessárias para que esse funcionário tenha certeza que esse pedido de bloqueio não seja uma brincadeira de mau gosto ou até mesmo os famosos trotes de pessoas sem noção. Caso não tenha o Boletim de Ocorrência na forma digital, você vai precisar escanear esse documento e enviar rapidamente para o E-mail para o setor responsável por esses assuntos em sua operadora.

Como vou saber se meu IMEI foi realmente bloqueado?

Depois que a operadora averiguar que todas as informações do dono do celular roubado são verdadeiras, ela vai fazer esse bloqueio e avisar para o dono do celular. Normalmente, esse processo não demora muito, por isso, é indicado fazer, primeiramente, o boletim de ocorrência.

É realmente necessário que se faça o boletim de ocorrência depois do roubo do celular?

Apesar de muitas pessoas acharem desnecessário passar algum tempo na delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência sobre o roubo de celular, essa decisão é a mais correta. Existem muitas pessoas mal-intencionadas hoje em dia, e é muito fácil cometer crimes usando o nome e imagem do antigo do celular roubado. Para evitar grandes dores de cabeça, é realmente necessário registar esse roubo em alguma delegacia.

Siga essas instruções se deseja cancelar seu IMEI de forma correta e rápida!

Por Cristiane Amaral

Imei Celular



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *