Como recuperar fotos excluídas no Android

Confira dicas de como recuperar fotos excluídas em aparelhos Android.

Você é um dos integrantes do grupo de pessoas que já apagaram uma foto importante do celular sem querer? Ou então excluiu uma foto e se arrependeu logo em seguida? Esse grupo é bem grande e algo que a maioria não sabe é que, felizmente, com o avanço das tecnologias e inovações, nos dias de hoje, é possível recuperar as fotos através de diversos métodos e recursos.

Quer aprender a recuperar suas fotos e vídeos excluídos da memória interna de seu smartphone Android? Acompanhe a postagem para ter acesso a algumas dicas que você pode seguir.

Use um aplicativo

No Google Play Store existem diversos aplicativos, eficazes e gratuitos, que você pode baixar para te ajudar a recuperar suas fotos, sem rootear seu dispositivo. Dentre eles, existe o DigDeep Image Recovery, o PhotoRecovery ou o DiskDigger, que funcionam, no geral desta maneira: eles realizam uma varredura para encontrar suas imagens apagadas e, no fim, eles as organizam em pastas para que você selecione a imagem que deseja recuperar. Além destes, existem vários outros aplicativos que funcionam de forma semelhante, em dispositivos rooteados e não rooteados.

Software de recuperação nos sistemas operacionais

Além de aplicativos, é possível usar softwares de recuperação disponíveis na internet, no Windows, Linux ou Mac, como o EaseUs MobiSaver, no qual você precisará adquiri-lo para recuperar as fotos, por 39,95 dólares, pois a versão gratuita só funciona para visualizá-las. Para que isso funcione, seu smartphone precisará ser rooteado.
Veja um tutorial de recuperação das fotos no EaseUS MobiSaver:

  • Conecte seu smartphone no seu computador, com o cabo USB e habilite o modo desenvolvedor. Em seguida, permita a depuração USB indo em configurações, “sobre o telefone”, depois clique sete vezes em “número da versão”. Após isso, acesse “configurar” e depois “programador”, para ativar a função “depuração USB”;
  • Em seu computador, abra o aplicativo e será exibido o seu dispositivo quando ele estiver conectado com sucesso. Clique em “start”;
  • Assim, seu smartphone será escaneado e serão analisadas as imagens que podem ser recuperadas. Selecione as imagens desejadas para recuperação e clique em “recover”;
  • O procedimento se encerra assim e você recupera suas fotos.

Há também ferramentas gratuitas que funcionam de modo semelhante, como o RecoveryAndroid, FonePaw, 7-Data Recovery, entre outras.

Google Fotos

Outra ferramenta que pode ser utilizada é o Google Fotos, porém esta não serve para recuperar fotos excluídas, mas sim para mantê-las lá para que, caso você apague, você tenha acesso ao Google Fotos e pode baixá-las de novo. Para isso, é necessário manter um backup atualizado das fotos, ou ativar o “Backup & Sync” para salvar as fotos automaticamente.



Caso você utilize o Google Fotos como galeria, para recuperar as fotos excluídas basta ir até a “lixeira”, selecionar as imagens desejadas e recuperá-las.

Serviços de armazenamento

Estes serviços são semelhantes ao Google Fotos, você não recupera as imagens após exclusão, mas pode guardá-las ali para que, caso apague as fotos no celular, você ainda as tenha salvas em nuvem, podendo ser em aplicativos como o Dropbox, Onedrive, Google Drive, BlackBlaze, entre outros.

Como visto, as maneiras de recuperar as fotos são diversas, podendo ser gratuitas ou pagas, com rooteamento do dispositivo ou sem, enfim, variadas são as formas para que você não precise se preocupar após excluir uma foto importante. Porém, como visto, o processo de recuperação é mais simples e seguro quando o dispositivo está rooteado. De qualquer forma, realize sempre o backup de seus dados e imagens mais importantes, para que a recuperação seja realizada de forma mais simples.

Gostou das dicas? Compartilhe-as com seus amigos para que mais pessoas saibam como recuperar fotos excluídas no Android.

Por Aurenivia Alves Pereira

Google Fotos





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *