Como Formatar Celular

  

  

Caso tenha algum problema em seu celular, uma das dicas é formatá-lo, para voltar às configurações de fábrica. Confira como fazer.

Para quem tem um celular smartphone já deve ter sofrido com lentidão para abrir diversos aplicativos. E quando isso acontece é um transtorno e o engraçado é que normalmente isso acontece quando você mais precisa que aquele aplicativo funcione.

Mas afinal, como faço para que meu celular fique mais rápido?


Existem várias formas, dentre elas formatar o celular e deixar como se estivesse saído da fábrica. No entanto, antes de chegar neste ponto, é possível utilizar outras alternativas que se feitas corretamente podem dar mais tempo de uso e evitar que formate seu aparelho e perca muitos dados importantes, principalmente os contatos que estão na memória do smartphone.

Se você está sofrendo com seu aparelho e não quer formatar ou mesmo assim deseja formatá-lo, continue lendo este artigo que nós vamos trazer algumas alternativas para melhorar o desempenho do seu celular e também como formatá-lo e restaurar as configurações originais de fábrica.

Motivos de travamentos

Existem inúmeros motivos para o travamento do celular. Porém, vamos citar os principais para você entender e verificar se alguns destes motivos ocorrem com seu aparelho.

  

Um dos mais comuns é a memória cheia, muitas fotos, vídeos, aplicativos instalados que sobrecarregam a memória interna do aparelho e em alguns casos é preciso comprar um cartão de memória para dar um alívio para o armazenamento original.

Além disso, dados de aplicativos antigos, caches, fotos ou vídeos duplicados, arquivos em pdf, músicas e até vírus no celular instalados. Muitos acreditam que a única forma de aliviar e melhorar o desempenho do celular é formatando.

Antes de querer formatar veja estas outras possibilidades para dar mais um fôlego para seu celular e melhorar o problema de lentidão.

Como melhorar a lentidão

Muitas pessoas reclamam da lentidão do celular e que ficam incapazes de fazer muitas coisas porque o seu aparelho não está executando suas funções corretamente.

Realmente isso é um problema! Mas afinal, porque os smartphones ficam desse jeito?

Não há muitas maneiras, porém para usuários de smartphones Android nós temos algumas dicas para facilitar o desempenho e torná-lo um pouco mais rápido do que estava.

Mas calma, antes de falar as dicas, preciso que você entenda um detalhe muito importante que pode estar afetando seu celular comprometendo seu funcionamento de diversas maneiras.

A primeira coisa é saber quais são as especificações do seu smartphone. Se o seu aparelho tem um processador com velocidade baixa, pouca memória RAM e de armazenamento você não pode exigir desempenho dele mesmo!

Principalmente se você for executar alguns aplicativos pesados e também comprometer o armazenamento limitado do seu aparelho. A dica é: não instale aplicativos muito pesados que possam comprometer o desempenho e espaço de armazenamento.

Uso incorreto

O desempenho de um smartphone também depende muito de que usa. Além de saber as especificações do seu aparelho e também evitar instalar muitos aplicativos pesados, você também deve evitar de abrir vários aplicativos ao mesmo tempo que comprometam o processamento do seu celular.

É por isso que muitas vezes o seu smartphone esquenta ou você sofre para abrir alguns aplicativos e em alguns momentos até para navegar na internet, ou seja, o uso incorreto acaba também influenciando no desempenho do seu aparelho.

Mover aplicativos para cartão SD

Outra forma de aliviar o armazenamento do seu aparelho é movendo seus aplicativos para o cartão SD. Com certeza esta atitude vai poupar mais espaço na memória interna do seu smartphone.

Alguns smartphones possuem um administrador de aplicativos nativos que na hora da sobrecarga de armazenamento te avisam com você gerenciar esta falta de espaço e melhorar o desempenho.

Se as dicas que passamos não funcionar, o jeito mesmo é desinstalando alguns aplicativos, fazendo backup das fotos, vídeos e músicas em um computador, HD externo ou cartão SD e por fim formatar o celular.

Como formatar seu celular (Android)

Para formatar seu celular você deve ter certeza sobre o backup de seus dados, principalmente contatos que ficam armazenados na memória interna do seu aparelho, é possível gravar os contatos no chip da sua operadora de telefonia.

Antes de formatar faça esse procedimento. Vale lembrar que não nos responsabilizamos pelas perdas dos seus dados, portanto é importante seguir os passos corretamente para não ter problemas futuros.

Passo 1 – Faça um backup

Como já citamos anteriormente, faça um backup dos dados do seu aparelho, você tem que ativar sua conta no Google para aparelhos Android, criando um e-mail e cadastrando no seu smartphone.

Nas configurações do Android, procure pela opção Backup. Dependendo do modelo do seu celular esta opçõa pode estar com as configurações “Privacidade”. Vale ressaltar que o backup que é feito são apenas dos aplicativos e não das mensagens SMS, bem como as configurações que já foram personalizadas no aparelho.

Nas “Configurações” e depois na opção “Contas”, selecione Conta do Google e ative a opção de sincronização e backup.

Passo 2 – Formatando e Restaurando configurações

Para voltar às configurações originais e formatar seu celular vá em “configurações” e em seguida “Backup e Reset ou Privacidade”. Nesta parte existe uma opção chamada “restaurar padrão de fábrica”, selecione e aguarde.

Atenção: a partir deste ponto, tudo será apagado e não será possível recuperar os dados.

Último passo – Restaurar configurações de Backup

Após este procedimento basta cadastrar novamente sua conta do Google e ressincronizar todas suas configurações que foram feitas em backup, basta configurá-lo e restaurar suas funcionalidades. Simples assim.

Se você ainda ficou com dúvidas, deixe seu comentário abaixo que vamos propor novas soluções e fazer o possível para respondê-las.

Por Marcio Ferraz

Formatar celular

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *