Acesso à internet no Brasil por meio de tablet e smartphone





Apenas 11,5% dos domicílios brasileiros usam tablets e smartphones como únicas maneiras de acesso à internet.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, no Brasil, o computador era o aparelho mais usado pelo brasileiro para acessar a internet, porém, tablets e celulares já são usados por 11,5% dos domicílios brasileiros como únicos aparelhos que acessam a internet; dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Conforme apontou a técnica de coordenação de rendimento e trabalho do IBGE, Jully Ponte, ainda assim, o Brasil, em relação ao percentual de residências que têm acesso à internet (48%), está atrás da média apurada nas Américas (54,6%) e na Europa (76,2%); o levantamento foi realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UTI, sigla em inglês).




Ainda sobre o uso de tablets e celulares, a região norte do Brasil é a que tem o maior percentual de acesso à rede através desses aparelhos; destaque para os seguintes estados: Roraima, Amapá, Sergipe, Amazonas e Pará. Os dados são da última pesquisa, realizada em 2013, mas conforme apontou a Jully Ponte, foi observado em 2014 um grande aumento no comércio de smartphones, o que leva a crer que o aumento no percentual de acesso à internet exclusivamente através dos supracitados aparelhos seja ainda maior.

Quanto às formas de conexão, cerca de 30 milhões de domicílios usam a banda larga para se conectarem, mas ainda assim a velha conexão discada ainda encontra espaço no mercado, tanto é que em 750 mil casas esse método de acesso à internet é usado.


Quanto ao uso da banda larga, 77% tem algum ponto fixo; a região norte é o único local do Brasil que a banda larga móvel é mais usada do que a fixa. Quanto ao acesso por parte dos brasileiros, a população de baixa renda, aquela que as pessoas recebem até um quarto do salário mínimo, tem 49,1% com acesso rotineiro à internet, enquanto que as pessoas que faturam mais de dez salários mínimos acessam a rede de forma rotineira, o equivalente a 95,7% da "classe".

Por Vinícius Cunha

Internet em tablets e smartphones

Foto: Divulgação



1 comentário em “Acesso à internet no Brasil por meio de tablet e smartphone

  • Para quem têm Tablet, recomendo Ouvir Músicas de Sucesso Internacionais na

    Rádio TSI: http://www.radiotsi.com.br

    Músicas de Sucesso dos Anos 70, 80, 90, 2000 e Sucessos Atuais

    Funciona em Smartphones, Smart TVs, Computadores, Notebooks, Tablets, Vídeo Games, e qualquer dispositivo que possua um Navegador Web!

    ? ? ? ? 🙂 ? ? 😉 ? ? ^_^ ? ? 8| ? ? :v ? ? ? ?

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *