Nova versão do Whatsapp faz chamadas de voz no Brasil

Como prometido pelo WhatsApp há algum tempo, o serviço de ligações VoIP através do aplicativo começou a funcionar neste último final de semana aqui no Brasil. A função já estava em fase de teste na Índia, porém, agora usuários brasileiros começaram a receber uma atualização que habilita o recurso.

No entanto, como toda novidade no meio virtual que atinge milhões de usuários, a disponibilidade do serviço será feita aos poucos.

Primeiramente, o recurso de chamadas de voz está disponível apenas para usuários do app no sistema operacional Android. Quem utiliza iOS ou Windows Phone terá que aguardar um momento, até que a função seja disponibilizada para essas plataformas.

A introdução do serviço veio com a última versão de atualização do aplicativo. Porém, nem todos os usuários conseguiram atualizar o programa diretamente pela Google Play, precisando fazê-lo através do site oficial do WhatsApp para Android.

Além disso, para que o recurso de chamada de voz seja habilitado no smartphone do usuário, é necessário que algum contato que foi “premiado” com o recurso durante a atualização realize uma chamada para este contato, que então passará a possuir também o recurso e assim poderá propagá-lo.

Vale lembrar que isso está funcionando apenas entre usuários Android. Caso haja uma tentativa de ligar para um contato que utilize outro sistema operacional, uma mensagem de erro será recebida informando que o dispositivo do contato não está pronto para receber o recurso.

De acordo com relato de alguns usuários, o serviço ainda tem vários problemas, que às vezes dificultam a sua utilização. Foi relatado atraso na voz dos usuários, além de muitas vezes a chamada simplesmente não ser completada ou um dos indivíduos que estão em ligação não escutar o outro.

Leia também:  iPhones 6S e 6S Plus bateram recorde de vendas

Com essa atualização, o WhatsApp avança mais uma fronteira no mundo virtual, passando a competir diretamente com outros aplicativos que fornecem esse tipo de serviço, como o Viber e o Skype, inclusive com as próprias operadoras.

Certamente o serviço estará disponível para todos os usuários em breve, porém a empresa ainda não fez nenhum comunicado oficial com datas quanto a isso.

Por Rannier Ferreira Mendes

Foto: divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *