Contrato com operadora poderá ser cancelado pela internet





Recentemente foi feita uma divulgação oficial de novas regras que devem beneficiar milhares de consumidores brasileiros que hoje possuem planos com operadoras de celular.

De acordo com as novas normas do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações, um cliente insatisfeito com os serviços que são oferecidos por uma determinada empresa poderá fazer o pedido de cancelamento de contrato com a operadora pela internet sem nenhum tipo de cobrança.




O cancelamento deverá ser solicitado no site da empresa sem a intervenção de um atendente, e saiba que esse novo código prevê que o consumidor tenha mais facilidade para desistir de planos que não estão superando suas expectativas.

A medida visa diminuir o atendimento que é realizado pelas centrais de atendimento, pois nesse meio de comunicação o cliente encontra uma burocracia desnecessária, sem contar que em alguns casos o atendimento não é realizado com qualidade, deixando o consumidor ainda mais nervoso.


Essas novas regras deverão ser disponibilizadas por todas as operadoras de celular a partir do dia 10 de março de 2015.

E além dessa mudança, as empresas deverão disponibilizar espaços que mostram para cada cliente o perfil de consumo, cópia do contrato de serviços, informações de boletos pagos e aqueles que estão em atraso ou a vencer e qual o plano contratado.  O cliente deve ter informações das cobranças dos últimos seis meses, mais o relatório completo os serviços prestados no período.

Quando o cliente questionar uma cobrança, essa empresa deverá dar uma resposta em um prazo máximo de 30 dias.

As gravações de ligações dos clientes deverão ser mantidas por um período mínimo de 90 dias, e elas também devem estar disponíveis para o cliente nesse ambiente eletrônico que deve ser acessado através de login e senha.

Caso a empresa não cumpra uma das regras é necessário realizar uma reclamação oficial através do site da Anatel que é www.anatel.gov.br, ou ligue para o telefone 1331.

Por Yasmin Fernandes Robles

Chips

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *