Confira os apps que mais consomem o seu pacote de dados



Com o corte da internet após o fim do limite da franquia, que vem sendo praticado gradativamente pelas operadoras de telefonia móvel do país desde dezembro de 2014, o consumo "consciente" do plano de dados tem se tornado mais do que necessário.

Selecionamos algumas atividades comuns nos celulares inteligentes com a medida de consumo de plano de dados delas. Um controle digital, da forma como alguns brasileiros começaram a adotar, nem sempre é necessário. O envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, leitura de e-mails e navegar em redes sociais (de forma preferencial, sem acessar vídeos ou publicar imagens pesadas) não possuem a tendência de ultrapassar o plano de dados. Entretanto, caso o usuário possua um plano muito eficaz, o recomendado é não abusar e prevenir aplicações mais pesadas como a visualização de vídeos no YouTube ou músicas diretamente da internet. O Netflix também não pode ser acessado. O programa consiste no que mais consome dados.



O critério foi elaborado considerando somente a utilização da internet móvel via conexão 3G. Caso o usuário faça conexões em redes Wi-Fi que não estabeleçam limite de utilização de dados, não é necessário ter cautela com gastos de consumo. De acordo com estudo feito pela Ericsson, o Facebook é o aplicativo que possui a maior parte do tráfego de internet móvel no Brasil. No total, 28% das transmissões e dos envios de dados são realizados pela rede social. Na segunda posição está o Chrome, com 16%. Em seguida, estão o YouTube com 15%, WhatsApp com 13% e o Instagram com 6%.

A outra parte do tráfego é vinda de outros aplicativos, que possuem parcelas menores, totalizando 22%.



Com o a ampliação da oferta da rede 4G, de acordo com o levantamento, a tendência é que os vídeos tenham representatividade mais elevada no tráfego de dados móveis nos próximos seis anos. A previsão é que a operação tenha um crescimento de até 17 vezes neste período.

Leia também:  BlackBerry busca soluções para continuar com atualizações do Whatsapp

Por Felipe Couto de Oliveira

Internet em smartphones

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Já havia observado isto e estou evitando alguns aplicativos. Deu certo. Grata, pois estava na dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *