Android e iOS dominam 96% do mercado de smartphones





Apesar da Microsoft estar investindo pesado no Windows Phone e outras empresas terem lançado seus sistemas operacionais exclusivos para smartphones, o mercado ainda continua pertencendo ao Android e ao iOS que juntos dominam mais de 96% deste mercado que hoje é um dos mais concorridos e também um dos que mais tem crescido em todo o mundo.

A IDC, empresa que realizou uma pesquisa nesta área, publicou um relatório mostrando que de todos os smartphones comercializados no ano passado, 96,3% tinham o sistema operacional Android do Google ou o iOS da Apple.




Este resultado é interessante porque mostra que os demais sistemas operacionais para dispositivos móveis não estão conseguindo mercado, pois em 2014 o Android e o iOS dominavam 93,8% do mercado e um ano depois os dois sistemas operacionais passaram a dominar 96,3% do mercado, o que mostra que o Google e a Apple continuam crescendo enquanto que os demais sistemas operacionais ainda não conseguiram mostrar poder de crescimento nesta área.

O Google vem buscando alternativas para manter o Android na maioria dos smartphones. Em 2014, como a Samsung teve um baixo crescimento, o Google passou a apostar mais nos pequenos fabricantes e assim conseguiu manter suas vendas em alta.


A pesquisa também forneceu dados sobre a concorrência entre o Android e o iOS. De acordo com os dados colhidos, o Android teve um crescimento no mercado, indo de 78,7% para 81,5% e este crescimento foi em apenas um ano. Já o iOS teve baixa, caindo de 15,1% para 14,8% neste mesmo período de um ano.

A Microsoft continua trabalhando para ampliar sua atuação neste mercado e os resultados, apesar de serem baixos, mostram que a empresa tem conseguido um resultado positivo, apresentando um crescimento de 4,2%. É um crescimento considerado muito baixo, mas a Microsoft sabe que diante da atual realidade, é um número satisfatório, pois conseguir espaço em um mercado dominado pelo Android e o iOS não é nada fácil.

Nos próximos meses, tanto a Apple quanto o Google estarão lançando novidades para continuarem liderando este mercado. A Microsoft prepara o Windows 10 para integrar o sistema operacional em todos os aparelhos. Quanto aos demais sistemas operacionais, não deverão conseguir números significativos para este ano.

Por Russel

Android e iOS



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *