Google Translate permite transformar smartphone em tradutor instantâneo

  

  

Uma nova versão do aplicativo gratuito Google Translate foi disponibilizada para os usuários e deve ajudar muito turistas de todo mundo. Com o update agora é possível transformar qualquer smartphone em um tradutor instantâneo.

O app dá a cada usuário a possibilidade de traduzir textos em centenas de idiomas. A nova versão permite que o usuário aponte o smartphone para qualquer cartaz, cardápio, receitas ou qualquer outro texto escrito em francês, italiano, alemão, português, espanhol ou russo para obter sua tradução em inglês. Segundo afirmou a equipe do Google Translate em um blog especializado sobre o assunto, "tornamos possível traduzir de forma instantânea um texto usando a câmera de seus smartphones, desta maneira é mais fácil, por exemplo, se orientar na zona rural italiana ou decidir o que quer comer em um cardápio em Barcelona".  


O aplicativo opera agora com o sistema Word Lens, que foi adquirido pelo Google ano passado quando comprou o Quest Visual, empresa fundada pelo programador Otavio Good. Tal sistema utiliza o modo de vídeo das câmeras dos smartphones para poder escanear as cenas, identificar o texto e depois projetá-lo como se estivesse escrito em inglês.   "É muito prático quando você olha o cardápio do restaurante, pode apontar (com o telefone) para o prato que deseja pedir", disse Good.  

Outro fator interessante é que o sistema funciona mesmo sem acesso à internet. O novo app também oferece aos usuários um modo de conversação que utiliza comandos de voz e o armazenamento na nuvem do Google para traduzir diálogo entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. Para que esta função seja utilizada é preciso de conexão com a internet para que o app possa se conectar com a nuvem do Google.  

É esperado que a nova versão do Google Translate ajude não somente turistas, mas também professores, alunos, equipes médicas, policiais e outros setores com responsabilidades importantes em manter a ordem da sociedade. Certamente o aplicativo terá um uso em grande escala em plataformas culturais e no aprendizado de idiomas.

  

1 comentário em “Google Translate permite transformar smartphone em tradutor instantâneo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *