Google Adwords vs. Facebook Ads – Vantagens de cada ferramenta



  

Há duas alternativas que vêm crescendo, bem como as empresas que decidem anunciar em uma das ferramentas, as quais podem ser usadas como a forma principal de publicar um produto ou serviço ou como mídia alternativa. Há quem prefira o Google Adwords, mas o Facebook Ads tem conquistado bastante espaço e já superou o lucro de gigantes da internet, como o Yahoo.

O Facebook Ads permite a inserção de anúncios nas timelines dos usuários da rede social e desde 2011 já se mostrou eficiente, gerando lucros de mais de US$ 2 bilhões. O aumento do número de marcas que aderiram essa forma de publicidade na internet ocorreu pela facilidade em anunciar, os valores mais interessantes e a possibilidade de chegar a nichos específicos. Além disso, a rede social proporciona o canal direto entre a empresa e o consumidor, que podem trocar informações de forma rápida e eficiente.

No Google Adwords, os anúncios aparecem em forma de texto ou gráfico quando o usuário realiza uma pesquisa ou nos parceiros do Google. Ela é conhecida como rede de Displays e os anúncios são posicionados nas laterais ou na parte superior da página, não atrapalhando a navegação. É possível segmentar os anúncios de diferentes maneiras, podendo determinar as características do público-alvo, como idade, escolaridade e em quais palavras chaves consultadas o anúncio irá aparecer.

O Facebook Ads, os links patrocinados funcionam de maneira semelhante, mas apresentam uma vantagem, pois os anúncios podem ser exibidos de forma mais segmentada, conforme as ações do usuário e o que ele curte. Os anúncios podem ser criados para promover a página para que mais pessoas possam curtir seu conteúdo ou para que uma determinada publicação seja visualizada por mais pessoas.





O baixo investimento no Facebook Ads o torna mais atraente que a publicidade do Google e talvez seja esse o principal motivo para que mais empresas tenham aderido a este tipo de publicidade. A popularização da rede social ainda aumenta as possibilidades de divulgação, entretanto é preciso oferecer um conteúdo rico e com a linguagem adequada ao público-alvo. 

Por Robson Quirino de Moraes

Google Ads x Facebook Ads

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *