Aplicativos do Firefox OS podem rodar no Android



Hoje em dia temos boas opções no mercado de sistemas operacionais mobiles. O iOS e o Windows Phone costumam ser sistemas mais fechados, com seus códigos fontes ou políticas mais restritivas. Isso impede muitas vezes que novas rons ou aplicativos legais sejam lançados.

Já para os lados do Android e do Firefox OS, o cenário muda um pouco. No primeiro temos uma facilidade de instalar aplicativos vindos de terceiros, novas rons, apps inovadores e bacanas entre outros. Já o Firefox OS é mais leve, flexível e menos restritivo. Isso por que aplicativos feitos para o Firefox OS são escritos em HTML5 e podem ser rodados de forma nativa no Android.



Para isso acontecer é preciso apenas a instalação do navegador em qualquer aparelho Android que suporte o mesmo. Para isso, basta acessar a Google Play e instalar o programa. Logo após isso, basta apenas abrir o Firefox, acessar a loja de aplicativos e começar a curtir os novos apps que foram feitos para o Firefox OS, mas que rodam nativamente no Android (e o melhor, podem interagir com o sistema).

Infelizmente são poucos os “exclusivos” por lá. A grande maioria já pode ser encontrada no Android ou em outros sistemas. Como o Android aceita HTML5 nativamente, pode ser esta linguagem a padrão para a programação de muitos deles. Isto por que, não é preciso lançar para o Android estes aplicativos, mas sim, lançar na loja do Firefox e aí sim a permissão da instalação no sistema do robô verde.

O Firefox OS tem um objetivo diferente do Android. Ele é voltado para aparelhos de baixíssimo custo, sendo que muitos deles têm apenas a finalidade de aposentar os aparelhos velhos e usados apenas para ligação, já que esse público-alvo não precisa de algo tão potente, jogando a responsabilidade no simples, mas eficaz Firefox OS. Vale lembrar que aparelhos de 25 dólares estão em cogitação de lançamento pelo Firefox, dando um choque no mercado e mostrando que com configurações baixas, pode atingir um público-alvo simples, assim como o Moto E.



Por Leandro de Souza

Firefox OS

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *