Os dispositivos ”vestíveis”, como ficaram conhecidos, sem dúvidas tomaram conta dos projetos das grandes fabricantes no setor de tecnologia.
Dentre as companhias que mais têm investido nesse meio, a Samsung obteve um destaque considerável com o Galaxy Gear, um relógio inteligente que não apenas trabalha em conjunto com smartphones da companhia, mas também possui um design bonito e combina bastante com o estilo fitness.
Sem dúvida as vantagens oferecidas por esse tipo de aparelho são enormes. Com o Gear, atualmente é possível receber as notificações do aparelho no relógio, atender a chamadas, medir frequências cardíacas, tirar fotos e muito mais. Apesar de ser um gadget bastante útil e de agregar um certo estilo ao usuário, o Galaxy Gear ainda sofre certa rejeição do público devido ao fato de funcionar apenas quando pareado ao aparelho celular. Dessa forma, ele funciona mais como um acessório da linha Galaxy e não como um relógio inteligente capaz ser autossuficiente.
A Samsung sabe dessa fraqueza e pretende mudar completamente a visão de smartwatches do mercado. Segundo o Wall Street Journal, a companhia sul-coreana já está testando um relógio capaz de receber diretamente o sinal de telefonia. Dessa forma, os gadgets não ficariam mais presos ao smartphone e sua utilização poderia ser bastante próxima daquela que vemos em filmes de ficção e espionagem.
Embora o Google tenha um sistema operacional Android exclusivo para relógios, a Samsung preferiu utilizar o Tizen, um sistema próprio da companhia. Ainda de acordo com o jornal, o lançamento deve ocorrer entre junho e julho deste ano.
A Samsung realmente não quer perder o mercado dos dispositivos vestíveis, já que é uma das poucas companhias que de fato possuem um aparelho que foi capaz de conquistar o consumidor. Sua principal concorrente, a Apple, ainda trabalha no seu próprio modelo de relógio mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o lançamento.
Por Ebenezer Carvalho
Foto: Divulgação