Nvidia Tegra K1 – Novo processador com 192 núcleos para aparelhos móveis





Quem sonhou um dia ter um dispositivo móvel com um processador de desktop? Essa nova tecnologia foi apresentada pela Nvidia, na Consumer Electronics Show (CES) 2014. A empresa desenvolveu o primeiro processador com 192 núcleos CUDA, o Tegra K1. Este é uma espécie de ponte entre os chips Tegra Mobile e as placas de desktop Lepler. As empresas desenvolvedoras de jogos de consoles poderão se beneficiar muito desse novo processador, por causa do benefício das imagens impressionantes e realistas. A Epic Games já está adaptando a Unreal Engine 4, uma das novas engines nos videogames atuais, para o Tegra K1.

A nova tecnologia permite um suporte a OpenGl 4.4 e DirectX 11, além de imagens com novos sistemas de iluminação, efeitos de partículas, simulações de física e imagens renderizadas. O novo processador ganhou uma posição bastante significativa em um ranking de consoles da atual geração, deixando para trás o Xbox 360 e o PS3. O Tegra K1 será incorporado nas CPUs Denver da Nvidia e terá suporte aos sistemas de 32-bits e 64-bits.




Mas a ideia principal é implantar o processador nos dispositivos móveis. Já pensou em jogar um game de console no celular ou no tablet? Agora isso é possível. Além da ótima qualidade de imagem e da velocidade de processamento de dados, ele consome apenas 5W de potência, enquanto que os outros costumam consumir 100W.

Sites internacionais afirmam que o novo sistema de processamento não será um fracasso na indústria de tecnologia. Ainda não foi divulgado o custo do novo console, quando será lançado e quais dispositivos ele será incorporado. Quanto ao preço, podemos concluir de início que deve ser um pouco caro ter um smartphone com gráficos de alta qualidade. A Nvidia está contando com o apoio das empresas Unreal Engine 4 e da Epic Games para o lançamento do projeto.


Por Danilo Gonçalves

Nvidia Tegra K1

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *