4G – Nova tecnologia para telefonia móvel



Para quem não sabe, 4G representa a quarta geração de internet da telefonia móvel. É bastante similar a nossa já conhecida tecnologia 3G, com o diferencial de que é totalmente baseada em IP o que para o usuário na prática representa uma velocidade que vai de 100Mbps em movimento e até 5Gbps em repouso. O 3G ainda domina esse mercado, mais será por pouco tempo, segundo estimativas recentemente divulgadas.

Essa sonhada velocidade, muito superior aquela que os usuários estão acostumados, ainda é privilégio de pouquíssimas regiões no país, e uma série de entraves técnicos e burocráticos típicos do Brasil tem tornado essa expansão muito lenta. O fato de ela possibilitar grande aumento de cobertura com um investimento muito menor e a iminência da Copa do Mundo de futebol no Brasil fez com que uma série de esforços fosse direcionada para expansão desta rede. 



No mundo todo estima-se que esse ano o tráfego de dados através da tecnologia 4G subirá 207%. No Brasil, até o final deste ano, todas as cidades que servirão de sede para jogos da Copa do Mundo de 2014 terão essa cobertura.

Por Bruno Hardt



Leia também:  Celulares multichip - Preferências dos consumidores

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Pingback: Últimas novidades 21/03/2013 • Blogolândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *