Web Semântica – Software Media Wiki Ganha Extenção Semântica





Que a web está em mudanças constantes, todos já concordamos. A websemântica, nova tendência no ciberespaço, trabalha com associações entre termos e TAGs (rótulos) nas buscas e navegações na web.

Em vez de somente links relacionados a um trio de palavras-chave – algo remetente à sintática, como no HTML tradicional – a websemântica trabalha com associação de termos relacionados à pesquisa, por exemplo.




Esta tecnologia permite que consultas cada vez mais personalizadas sejam possíveis. Personalização em alto nível, como na caixa de entrada de emails dos usuários, por exemplo, ou a indicação das principais matérias do seu portal de notícias mais acessado.

Um grupo de cientistas do Institute of Applied Information Technology desenvolveu uma extensão semântica do software Media Wiki. De acordo com o Instituto, “com essa ferramenta, os usuários podem tipificar as referências com um Wiki. Elas são disponibilizadas, posteriormente, como dados estruturados e trabalhados em rede, o que permite que computadores possam, automaticamente, fornecer respostas às buscas complexas”.


O experimento pode ser testado na CeBIT 2010, que acontece em Hannover, na Alemanha.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *