Com o desenvolvimento de processadores mais potentes para smartphones, assim como telas com tecnologias para entregarem uma maior resolução ao usuário, a memória RAM não poderia ficar de fora. Enquanto algumas marcas mantêm a capacidade tradicional de 1 GB de RAM, alguns lançamentos para 2015 prometem trazer aparelhos com 4 GB de RAM.

Pode ser que atualmente não seja possível precisar dessa capacidade de memória RAM para rodar as funções e aplicativos presentes nos sistemas operacionais para dispositivos móveis, porém mesmo assim as fabricantes estão apostando em hardwares mais potentes, talvez visando uma capacidade de hardware que dure por muitos anos com o usuário.

A exemplo disso, temos uma lista com os 7 lançamentos de smartphones que contarão ou possivelmente terão 4 GB de memória RAM neste ano:

Oppo Find 9:

O aparelho chinês, que conta também com processador Snapdragon 810, chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2015.

Oppo Find 9

Xiaomi Mi Note Pro:

A empresa que anunciou que venderá em breve seus produtos no Brasil já possui um aparelho com 4 GB de memória registrado e deverá chegar em breve ao mercado por apenas US$ 532.

Xiaomi Mi Note Pro

Asus ZenFone 2:

Esse foi o primeiro smartphone a ser confirmado com essa capacidade de memória RAM. Anunciado em janeiro pela empresa, ele chegará às lojas no mês de março de 2015.

Asus ZenFone 2

Samsung Galaxy S6 Edge:

Esse flagship da empresa da Coreia do Sul talvez seja um dos mais esperados para 2015 e possivelmente contará com uma versão com 4 GB de RAM e uma com capacidade menor.

Samsung Galaxy S6 Edge

Sony Xperia Z4:

De acordo com especulações, esse novo aparelho terá também duas versões, assim como o S6 Edge, porém o que mudará será a resolução da tela, com a Sony lançando as duas com 4 GB de memória.

Sony Xperia Z4

Motorola Droid Phablet:

O nome Phablet indica que esse aparelho terá uma tela grande, algo perto de 6 polegadas.

Motorola Droid Phablet

Huawei D8:

Diferentemente da grande maioria de smartphones que virão com o processador Snapdragon 810, a empresa lançará esse modelo com o processador Kirin 950 64-bit, que possivelmente será bem semelhante ao concorrente mais famoso.

Huawei D8

Fotos: Divulgação

Por Rannier Ferreira Mendes


A Universidade Rice, nos Estados Unidos, acabou de lançar (no dia 28 de março) uma memória transparente e flexível. Essa memória poder ser a solução para que possam ser criados celulares no estilo relógio de pulso.

O desenvolvedor e pesquisador do projeto, James Tour, químico da universidade, acredita que a criação de celulares que poderão ser enrolados no pulso poderá acontecer muito em breve. Além disso, as células de memória provavelmente substituirão as atuais memórias flash, assim como servirão para muitas outras utilidades.

A nova memória transparente não perde dados como outras memórias. Além disso, elas são menores do que as utilizadas atualmente em componentes de celular e outros aparelhos.

O mais relevante entre todas as qualidades da nova memória é o fato dela usar óxido de silício, que permite a combinação de eletrodos transparentes das telas sensíveis ao toque a outros componentes também transparentes e que já estão sendo usados em muitos aparelhos.

Por Raquel Torres C. Bressan





CONTINUE NAVEGANDO: