Com o aumento do interesse de pessoas da terceira idade por produtos de tecnologia, muitas empresas estão começando a visar este público para oferecer alguns produtos feitos sob medida para eles. Um destes novos equipamentos é um smartphone que está sendo projeto pela empresa sueca Doro, e que visa principalmente o público da terceira idade.

É claro que um smartphone dedicado a pessoas mais idosas passa longe de ser um iPhone, até porque, justamente, o objetivo é oferecer recursos mais funcionais e mais enxutos, já que pessoas mais velhas acabam não utilizando a grande maioria das funcionalidades que estão presentes em um smartphone.

Algumas características realmente ajudam os idosos, como teclas maiores para digitação e também uma tela sensível ao toque adaptada, que também apresenta ícones maiores e aceita toques com tremores, entre outros padrões.

Os usuários poderão escolher ainda se desejam operar o telefone pela tela ou ainda no teclado que desliza e fica escondido na parte de trás do equipamento.

O aparelho também trará um botão de emergência, localizado na atrás do telefone, que serve para visar um parente quando se está passando mal.


O S302 foi criado com o objetivo de auxiliar os idosos, com recursos simplificados e um sistema de ligações de emergência, o aparelho registra cinco telefones para as chamadas SOS.

Ele contém lanterna e rádio FM. A princípio o celular custará R$300,00, porém a  previsão é que em pouco tempo esse valor diminua para que atinja um público maior de idosos. O teclado contém números grandes para que seja manusiado de forma simples. Com certeza muitos idosos serão beneficiados com o celular. Hoje a maioria das pessoas têm celular e agora falta pouco para  esta classe de pessoas possuam um.

A tecla de emergência é genial, o idoso pode tanto armazenar um número de alguém próximo, como poderá imediatamente acessar a tecla para um pedido de socorro ao 190. Eu particularmente amei a novidade, não sou idosa, mas tenho certeza que ele ajudará muito.

Fonte G1

Por Vivian Aguiar





CONTINUE NAVEGANDO: