Google está testando uma nova funcionalidade para o Google Now, seu assistente inteligente, Ele poderá fazer recomendações através do Foursquare.

Uma matéria publicada no The Verge, afirma que o Google está testando uma nova funcionalidade para o Google Now, seu assistente inteligente. A nova funcionalidade será voltada para smartphones do tipo Android e mostrará recomendações através do Foursquare.

O Google Now já e conhecido pelas suas dicas ao usuário, e parece que com a união com o Foursquare, o assistente ficará ainda mais completo.

Com as dicas, seria possível localizar lugares para comprar café, por exemplo.  Os usuários terão em mãos um excelente localizador, sem a necessidade de ter o Foursquare instalado no seu aparelho.

Mas a atualização parece que ainda não chegará a todos os usuários, sendo restrita somente para alguns modelos de Android. E ainda não há a informação se a funcionalidade será disponível para qualquer localidade ou somente para locais específicos.

Nenhuma das duas desenvolvedoras se pronunciou oficialmente sobre a união, mas um usuário americano do site VentureBeat, chamado Jordan Neovet, afirma que mesmo sem o aplicativo do Foursquare instalado em seu celular já consegue ter acesso as suas funcionalidades, através do Google Now, com dicas de restaurantes, cafés e até de parques próximos à sua localidade atual.

A novidade reviveu as especulações recentes, de que o Google pretende eliminar os outros aplicativos nativos do aparelho celular, fazendo com que o usuário utilize somente o núcleo de estratégias de pesquisa do Google. Com isso, o usuário teria muito mais informações e funcionalidades, sem a necessidade de sobrecarregar a memória de seu aparelho com diferentes aplicativos. É mais uma jogada da gigante da informática, para estar cada vez mais presente no cotidiano dos usuários.

É a tendência de aglutinar serviços, cada vez mais presente em diferentes áreas da tecnologia. Parece que no futuro teremos muito menos diversidade de aplicativos. Todos estarão integrados em um único serviço. Ao mesmo tempo que é prática, a iniciativa pode acabar com a concorrência, tão útil e que oferece tantas vantagens aos usuários.

Por Patrícia Generoso

Google Now  e Foursquare

Foto: Divulgação


Após a Samsung e Sony divulgarem suas versões de smartwatches, agora é a vez do Google mostrar ao mundo como será o seu gadget inteligente.

Segundo informações do site especializado 9to5Google o smartwatch do Gigante da Internet já está quase pronto e deve chegar logo ao consumidor. Se as informações estiverem corretas, o Google Now deve ser uma parte fundamental do aparelho que deve funcionar em conjunto com um smartphone, assim como o Galaxy Gear atualmente.

O Google Now é um assistente pessoal que se assemelha bastante com o Siri da Apple e já está presente na maioria dos smartphones com Sistemas Operacionais Android 4.1 ou superior.

Smartwatch do Google

Foto: Divulgação

Com ele é possível saber detalhes sobre a previsão do tempo, acessar a agenda do smartphone, criar compromissos, lembretes, dentre outros detalhes.

A utilização do sistema em um relógio deve ampliar mais ainda a funcionalidade do assistente e, se a companhia acertar na medida, pode inclusive superar as vendas dos seus atuais concorrentes Sony e Samsung. É importante também que a companhia observe os erros causados pela sua principal concorrente no ramo ao lançar o Galaxy Gear. Os consumidores não ficaram satisfeitos com o relógio inteligente da coreana que esquenta demais no pulso e é compatível apenas com o Galaxy Note 3.

Caso a empresa realmente ofereça algo útil aos consumidores, o trio Nexus 5, Google Glass e seu relógio inteligente ainda sem nome revelado devem ser grandes trunfos para vencer a forte concorrência.

Por Ebenézer Carvalho





CONTINUE NAVEGANDO: